Toda a Solidariedade a Greve dos Professores da Rede Privada de Minas Gerais

Mais de 1000 trabalhadores deliberaram por greve na semana passada, nova assembleia acontece hoje (11/09), na Praça da Assembleia

Assembleia realizada no dia 05/09 inicia movimento grevista. Foto: SinproMG/Reprodução

O Sind-REDE/BH, Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, vem a público manifestar sua solidariedade aos professores da rede privada de Minas Gerais que iniciaram uma greve em busca de melhores condições de vida e trabalho. A categoria enfrenta uma batalha legítima em defesa de seus direitos, e é nosso dever como entidade sindical apoiá-los nesse momento crucial. Mais de mil professores, de 40 escolas do estado, participaram da assembleia no dia 5 de setembro que deu início ao movimento grevista.

Segundo o Sinpro-MG, desde o início das negociações, em março deste ano, os professores das escolas particulares têm enfrentado propostas patronais que ameaçam direitos conquistados ao longo de anos de dedicação à educação. O adicional por tempo de serviço e a isonomia salarial, conquistas históricas da categoria, estão sob ameaça. Além disso, a última proposta apresentada pelo sindicato patronal sugere alterações no período de férias coletivas, ignorando a necessidade de descanso e convívio com a família. O reajuste salarial proposto também está longe de compensar as perdas inflacionárias.

É lamentável que, após tanto esforço e dedicação, os professores e professoras enfrentem a possibilidade de verem seus direitos suprimidos e não receberem ganhos reais em seus salários. A valorização dos educadores é fundamental para a qualidade do ensino, e a sociedade como um todo deve reconhecer o papel essencial desempenhado por esses profissionais.

Diante desse cenário, é compreensível que a categoria tenha optado pela greve. A paralisação das atividades é uma medida necessária diante da intransigência do sindicato patronal em negociar de maneira justa e respeitosa.

O Sind-REDE/BH se solidariza com os professores e professoras em greve e reforça seu compromisso em apoiar todas as ações que visem à manutenção das conquistas históricas da categoria. Nenhum direito a menos! É inaceitável que, em um momento em que a educação enfrenta desafios cada vez maiores, os profissionais que a tornam possível sejam desvalorizados e tenham seus direitos ameaçados.

Repudiamos veementemente a postura dos donos de escola que têm assediado os professores e professoras para que não participem do movimento de greve. O assédio moral e as perseguições nas escolas, relatados pelos docentes, são inaceitáveis. É um desrespeito à liberdade sindical e ao direito constitucional dos professores de lutar por seus direitos.

Os professores da rede privada não estão sozinhos nessa batalha, e o Sind-REDE/BH continuará apoiando-os na busca por justiça e melhores condições de trabalho. A educação é um direito fundamental, e os professores são os alicerces desse direito. Valorizar esses profissionais é valorizar o futuro do nosso país.

Continuaremos acompanhando de perto os desdobramentos dessa greve e permaneceremos ao lado dos colegas da rede privada de Minas Gerais em sua luta por uma educação de qualidade e por seus direitos.