Sind-REDE vai a Brasília para a sexta semana de luta contra a PEC 32

Assim como nas semanas anteriores, movimento começa com a recepção dos deputados no aeroporto de Brasília

Com o feriado na última semana, a Reforma Administrativa (PEC 32) saiu dos holofotes por alguns dias. No entanto, engana-se quem pensa que os servidores se desmobilizaram. A luta do funcionalismo público contra a aprovação do texto entra em sua sexta semana e está mais forte do que nunca.

Ainda na manhã desta terça-feira (19/10), a caravana do Sind-REDE se juntou a quase uma centena de Entidades e movimentos sociais no aeroporto de Brasília. Para a diretora do Sind-REDE Vanessa Portugal “essa reforma vai cair, com certeza, e vai levar Bolsonaro junto com ela”, a diretora relata que os gritos contra a PEC 32 e o aviso aos deputados de que “se votar não volta” se misturam com o Fora Bolsonaro.

Governo se preocupa

As mobilizações têm imposto dificuldades ao governo federal que admite que o projeto está travado no Congresso. Com isso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), já avisou o ministro da Economia, Paulo Guedes: para o texto avançar será preciso recorrer ao velho “toma lá da cá” liberando bilhões de reais em emendas.

O Planalto trabalha com a cifra de R$ 20 milhões para cada parlamentar votar a favor da matéria que altera as regras do serviço público no Brasil. Com isso, para garantir os 308 votos necessários para que a PEC 32 continue sua tramitação, indo à análise no Senado, Bolsonaro estaria disposto a entregar mais de R$ 6 bilhões dos cofres públicos.

Guedes, que deverá ir até o Congresso nos próximos dias para dar explicações sobre a manutenção de uma empresa offshore, mesmo após se tornar ministro de Bolsonaro, também aproveitará a oportunidade para pressionar a base aliada. O objetivo é intensificar as ações para a aprovação da PEC 32.

Próximos passos

Além de manter a pressão nos deputados, os trabalhadores e trabalhadoras do setor público planejarão as atividades que irão ocorrer na semana do dia 28 de outubro. A data que marca o Dia do Servidor também sediará grandes manifestações pelo país.

Os servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal realizaram diversas de atividades na última semana, na capital do país. Na quarta (13) e quinta-feira (14), lideranças e ativistas das centrais sindicais e organizações de classe realizaram panfletagens e adesivasos contra a aprovação da Reforma Administrativa.

Também foram realizados atos em frente a casa de Lira. Com faixas, cartazes e palavras de ordem, os manifestantes chamavam a atenção para a gravidade dos ataques contidos na PEC 32. Além disso, como tem sido comum nos protestos, os parlamentares também foram alertados: “se votar, não volta”.

A mobilização virtual também tem cumprido um papel fundamental na pressão e tem ajudado a mudar o voto de dezenas de parlamentares. Ela deve seguir forte nos próximos dias. A Frente Parlamentar Mista do Serviço Público criou um site que é atualizado diariamente com a posição dos deputados e senadores sobre a PEC 32 e disponibilizou os contatos atualizados de cada um dos parlamentares. Continue enviando mensagem aos parlamentares indecisos e favoráveis a reforma administrativa, para convencê-los a virar o seu voto. Envie também mensagens aos parlamentares contrários a proposta, parabenizando-os pela sua posição.

Com informações da CSP-Conlutas