Compartilhe nas redes sociais
O Sind-REDE/BH expressa seu total apoio aos trabalhadores e trabalhadoras em educação de Rio Acima, que estão em greve desde o dia 29 de maio de 2023. Esses profissionais estão lutando pelo pagamento do reajuste do piso salarial e denunciando salários abaixo do mínimo vigente no país.
É inaceitável que os trabalhadores em educação sejam submetidos a tamanha precarização salarial. Diante dessa situação, o movimento unificado exige da prefeitura o cumprimento do reajuste anual do piso da educação, conforme determinado pela Portaria Interministerial do MEC de janeiro deste ano, que estabelece um aumento de 14,95%.
Em Rio Acima, vigias, porteiros e serventes escolares recebem salários abaixo do mínimo nacional. O sindicato exige que essa diferença seja incorporada ao salário base por meio de um projeto de lei ou política permanente.
Os trabalhadores em educação pedem o apoio de entidades de luta em prol da educação, da comunidade escolar e de todas as pessoas comprometidas com a construção de uma Educação de qualidade. A luta pela valorização da educação e dos profissionais que nela atuam é fundamental importância para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O Núcleo Sindical Rio Acima realizará dois atos públicos em frente à prefeitura no dia 14 de junho, pressionando por esclarecimentos sobre as contas e avanço nas negociações.
O Sind-REDE/BH se solidariza com os trabalhadores da educação de Rio Acima e apoia as suas reivindicações que possam garantir que seus direitos sejam respeitados.