Sind-REDE encaminha a pauta aprovada nas negociações da Campanha Salarial 2024

Confira a pauta com as negociações aprovadas na assembleia do dia 05/04 dos Trabalhadores Terceirizados via Caixas Escolares.

Com o encerramento da mobilização das(os) Trabalhadoras(es) do Programa Escola Integrada, a Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH encaminhou ofício para a SMED e às Caixas Escolares com o fechamento dos últimos detalhes da Campanha Salarial 2024.

Pauta aprovada:

a) Reajuste de 8,78%, retroativo a primeiro janeiro, e o vale alimentação no valor de R$ 27,24;

b) Data base a partir de 2025 será no dia 01 janeiro;

c) Multa em caso de atraso no pagamento do salário, do vale alimentação e do vale transporte;

d) Alteração da data de liberação dos representantes dos trabalhadores da Integrada, para que esta ocorra até 02 (duas) vezes, nos meses de setembro e outubro;

e) Faltas e horas abonadas, conforme a CLT;

f) Assegurar aos monitores a folga na segunda-feira de Carnaval, quando for ponto facultativo;

g) O departamento jurídico do sindicato vai elaborar uma proposta para ser analisada pelo jurídico da SMED sobre a liberação de dirigente sindical com ônus para o Sin-REDE/BH.
Tendo acordo da segurança jurídica, será realizado um aditivo ao Acordo Coletivo de 2024;

h) Não estará no Acordo Coletivo, mas a SMED vai encaminhar uma recomendação para todas as Caixas Escolares possam conceder recessos escolares;

i) Continuidade das reuniões com a SMED, em que o Sind-REDE/BH encaminhará as reivindicações referentes às alterações das diretrizes da Escola Integrada envolvendo as condições de trabalho;

j) Dias paralisados para a negociação coletiva: os empregadores se comprometem a não efetuar o desconto salarial dos dias de greve/paralisações ocorridas em 2023 e 2024, sendo estabelecido como prazo para reposição destes dias o calendário escolar de 2024.

Os empregadores se comprometem em não realizar nenhum tipo de punição e nos casos em que já houve o desconto salarial, o valor será devolvido ao trabalhador, sendo acordado entre as partes o período de reposição dos dias de greve/paralisações.

Sobre o pagamento: Será realizado um operativo para tentar garantir que o reajuste salarial e do vale alimentação entrem no pagamento do próximo mês de maio.

Calendário de luta

25/04 – manhã e tarde: Plenária de Representantes dos terceirizados no Sind-REDE/BH.