Sind-REDE e Conselho de Biblioteconomia realizam visitas técnicas para avaliar condições das bibliotecas e de trabalho dos bibliotecários escolares

Denúncias de precarização, bibliotecas fechadas e falta de diálogo marcam as inspeções realizadas nas escolas.

O Sind-REDE/BH e o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB 6) realizou visitas técnicas em escolas e Emeis de Belo Horizonte nos dias 18, 19, 22 e 23 de julho, para avaliar o funcionamento das bibliotecas escolares e as condições de trabalho dos bibliotecários.

As visitas foram solicitadas pelo Vereador Wagner Ferreira após denúncias do Conselho de Biblioteconomia e do Sind-REDE/BH sobre a falta de diálogo com a Smed e precarização das condições de trabalho.

Além da diretoria do Sind-REDE, da equipe de fiscalização do CRB 6 e assessora do vereador Wagner, participaram também das visitas representantes da Smed e a gerente de bibliotecas, além de pelo menos uma pessoa de cada Regional, o profissional bibliotecário da unidade e a direção da escola/Emei.

Durante os quatro dias de visitas em que os trabalhadores das unidades foram ouvidos e apresentaram suas demandas, foram identificados problemas como a falta de profissionais bibliotecários, assistentes, materialidade e espaço adequado, além de bibliotecas fechadas.

Diferente do que o prefeito Fuad e Bruno Barral divulgam em suas redes, ficou constatado o não cumprimento de uma legislação federal referente ao funcionamento das bibliotecas escolares e a precarização dos trabalhadores.

As observações das visitas farão parte do relatório que será apresentado no dia 14/08/2024 em uma audiência pública na Câmara Municipal de BH onde serão discutidas as condições de salário e trabalho dos bibliotecários e dos Assistentes Administrativos Educacionais (AAEs).