Sind-REDE discutiu o retorno dos bibliotecários para as escolas em reunião com a SMED

A próxima reunião do setor será marcada assim que GERBI der retorno sobre o restante da pauta.

No dia 18/10/23, a Diretoria do Sind-REDE se reuniu com a equipe da SMED para apresentar as demandas dos bibliotecários que retornarão às escolas a partir de 23 de outubro. Também foi apresentado o histórico de precarização do trabalho que levou os bibliotecários sênior e plenos a se organizarem junto ao sindicato, buscando transparência e diálogo na organização deste setor.

É importante destacar que esta agenda foi fechada depois que os trabalhadores ameaçaram parar as atividades no dia do retorno às escolas, caso a pauta não fosse discutida com a Gerência.
O Sind-REDE/BH acompanhou os trabalhadores no dia da escolha de escola para lotação e também conversou com a Maria do Socorro que assumiu a GERBI.

Segue abaixo os temas discutidos:

1 – Sobre o registro de ponto eletrônico no retorno às escolas:
a) O bibliotecário baterá o ponto diariamente, apenas uma vez, em umas das escolas que estiver trabalhando.
b) A AMP deverá ser validada pela direção da escola de lotação do bibliotecário.

2 – Sobre a flexibilização da Jornada de trabalho:
a) O trabalho dos bibliotecários será todo presencial.
b)Os bibliotecários terão um dia da semana (quarta feira) direcionado para formação/ reuniões com a GERBI e organização do trabalho.
c) A GERBI irá comunicar aos bibliotecários qualquer alteração caso seja necessária.

3 – Sobre a política de formação para os bibliotecários:
A participação de formação em seminários, congressos da área de biblioteconomia seguirá a mesma organização prevista no decreto de número 16.849/2018 que define as possibilidades de liberação para formação dos servidores de BH.

4 – Sobre a lotação nas escolas:
a) No dia 03/10/2023, os bibliotecários escolheram as escolas para serem lotados;
b) A escolha das escolas de lotação seguiu a mesma regra dos demais servidores da educação: prioridade de escolha para o servidor com o BM mais antigo.
c) A maioria dos bibliotecários ficou responsável por acompanhar 4 escolas. Sendo uma delas a escola de sua lotação.
d) Alguns bibliotecários ficaram com 5 bibliotecas. Nestes casos, foi agrupado bibliotecas escolares menores.
e) Os trabalhadores readaptados ficaram responsáveis por 2 bibliotecas.

5- Sobre a liberação para participar das atividades sindicais:
A liberação para os 3 representantes dos bibliotecários eleitos para participarem das atividades sindicais como reunião de representantes, seminários e congressos deverá seguir o critério já realizado pela categoria. Comunicar a chefia imediata na escola de lotação que enviará esta comunicação para a GERBI.

6 – Sobre o retorno para as escolas e a relação com as Direções:

A GERBI terá uma reunião na quinta feira, 19/10/2023 com todas as direções das escolas para fazer esta apresentação.

7 – Sobre a oficialização das comunicações do setor ser via e-mail institucional:
A equipe ficou de orientar a efetivação desta ação e também informar os passos para o registro no ponto eletrônico.

8 – Sobre o local adequado para o trabalho, materialidade e organização:
A SMED/BH entende que a biblioteca é o local de trabalho destes profissionais como prevê a legislação e que se for preciso mudanças, estas serão discutidas com a Gerência e apresentadas.

9 – Sobre a articulação da Gerência de bibliotecas com a Gerência das Caixas Escolares para acompanhar, aplicar e fiscalizar o uso de 10% da verba destinada às bibliotecas:

A equipe não tem conhecimento detalhado sobre o assunto. O Sindicato fará a provocação via ofício à Gerência das Caixas Escolares solicitando as informações.

Todos os pontos da pauta foram lidos, discutidos e encaminhados para que a GERBI possa construir uma Política que dialogue com as demandas de toda a equipe e possibilite a melhor organização do trabalho nas escolas. Estiveram presentes a equipe da Smed: Helen Elenimar, César Moura e Vera L. Leal. A Gerente da pasta Maria do Socorro Lage não pode participar.
O Sind-REDE/BH acompanhará o setor visando garantir que as demandas sejam escutadas e efetivadas pela GERBI.