Relatoria da reunião dos Bibliotecários da Rede em 27/09/23

• Histórico da luta dos Bibliotecários no Sind-REDE/BH

Campanha salarial 2024:

Avaliação da plenária:

• O Sind-REDE/BH apresenta um estudo das perdas do governo Kalil Fuad de 44%.
  • O reajuste do Piso de janeiro de 2024.
  • Fará um estudo sobre os valores pagos aos Bibliotecários e Assistentes em outras redes e verificará se houve perdas no período.

Os presentes fizeram falas referentes ao trabalho que vem realizando na SMED/ BH e na mudança na proposta de organização do trabalho de uma hora pra outra sem possibilidade de dialogar com os trabalhadores é desnecessária.

A SMED/BH, juntamente com a GERBI convocou todos os Bibliotecários em teletrabalho para escolherem uma escola Pólo e mais 4 escolas que ficarão sob sua responsabilidade para retornarem às escolas no dia 16/10/2023.

O questionamento feito pelos bibliotecários se direciona à falta de escuta da SMED/BH, aos critérios definidos para a organização das escolas sem contar com uma logística que possa ajudar na realização do trabalho dos bibliotecários e sem explicitar a política que será adotada na Rede Municipal que possibilite que o projeto aprovado na proposta de governo de Kalil, Fuad não seja jogada fora.
Lembraram ser importante seguir com o trabalho de automação, convocar novos bibliotecários, valorizar os trabalhadores e retomar o trabalho desta Rede em relação às bibliotecas que é uma referência no Estado de MG.

Encaminhamentos:

1. O sindicato enviará um ofício para a Smed solicitando a interrupção imediata das lotações e uma reunião com a entidade para maiores esclarecimentos.
  2. Enviará uma nova denúncia para o Conselho devido às estratégias utilizadas pela Secretaria para responder às demandas deste Conselho que novamente vai contra a legislação vigente.
  3. Reunião com o jurídico e o grupo de trabalho dos Bibliotecários: Lei 11.132/2018 e seus desdobramentos- data 05/10/2023 às 10h.
  4. Apresentação de um estudo do setor contábil sobre o salário e índices dos bibliotecários referente ao governo Kalil/ Fuad.
  5. O índice de reajuste salarial de 44,25% + o reajuste do piso nacional da educação de Janeiro foi aprovado como uma referência para iniciar a campanha Salarial de 2024 dos bibliotecários.

Pautas que continuarão a fazer parte da Campanha Salarial de 2024 dos Bibliotecários:

• Ampliação dos níveis da carreira dos bibliotecários.
  • Unificação do cargo de Bibliotecários.
  • Discussão sobre a situação das bibliotecas escolares e a falta de pessoal.
  • Volta do cargo de auxiliar de biblioteca. (Contar com o trabalho efetivo dos AAEs nas bibliotecas)
  • Investimento na formação continuada.
  • Apresentação de proposta para a nova organização da gerência de bibliotecas feita pelos bibliotecários para a SMED/BH (estruturação).
  • Discussão sobre o teletrabalho.
  • Condições para manter o teletrabalho devido a automação de biblioteca
  • Nomeação dos bibliotecários plenos.