Sind-REDE/BH participa da posse do presidente eleito Lula

Cerca de 80 trabalhadores em Educação de BH foram a Brasília presenciar momento histórico

O dia 1º de janeiro de 2023 foi um dia histórico, pois Lula (PT) foi empossado presidente do Brasil. A sua eleição se deu em meio a maior disputa eleitoral ocorrida no Brasil contra a máquina do Estado, as fake news e uma legião de lideranças religiosas, políticas e de empresários bolsonaristas que fizeram de tudo para que o projeto de cunho neoliberal e neofascista, representado por Bolsonaro, se reelegesse.

Durante os últimos anos, nós da Educação, organizados pelo Sind-REDE/BH, nos somamos a vários movimentos sociais e partidos de esquerda na luta direta para evitar a reeleição do projeto genocida de Bolsonaro. De forma acertada, o Sind-REDE/BH esteve nessas lutas e se posicionou no segundo turno pelo voto crítico em Lula. Da mesma forma, o sindicato definiu participar da posse do presidente eleito como forma de legitimação do processo eleitoral, tão questionado por setores bolsonaristas radicalizados.

Participamos da caravana com dois ônibus que transportaram aproximadamente 80 pessoas. Havia muita expectativa e até mesmo receio de que bolsonaristas radicalizados pudessem promover ações violentas na estrada ou mesmo em Brasília. Felizmente, tais manifestações não ocorreram. Assim, fomos parte desse momento político em defesa da democracia.

Explorados e oprimidos são destaque na posse

A posse foi um evento histórico com centenas de milhares de ativistas de todo o país. O ponto alto foi a subida na rampa do Palácio do Planalto pelo presidente empossado junto a um indígena, uma criança preta, um operário, um professor, um artesão, um jovem ativista anticapacitista, uma cozinheira, uma catadora de recicláveis e a cadela chamada Resistência. Uma imagem impactante que resumiu simbolicamente os mais explorados e oprimidos do Brasil. Bolsonaro fez bem ao quebrar o protocolo e se negar a passar a faixa presidencial!

O Sind-REDE/BH enquanto sindicato de luta, democrático e independente de governos, se soma a todos os esforços para derrotar a ultradireita de nosso país, quando também atua na luta intransigente em defesa dos interesses da categoria, assim como da classe trabalhadora. Nesse sentido, somos parte da luta por exigir do governo Lula que implemente uma pauta de remoção de todo o entulho conservador e neoliberal desses últimos anos, como exemplo: a Lei do Teto dos Gastos, a Reforma Trabalhista, a Reforma da Previdência, a LC 173/20 que congelou o tempo dos servidores durante a quarentena da pandemia, a reforma do Ensino Médio, dentre outras. Somos terminantemente contrários a qualquer anistia à Bolsonaro, aos empresários e políticos bolsonaristas que empreenderam crimes e ações golpistas. Defendemos a abertura de inquérito para apurar tais crimes e cadeia para os culpados!

Somos um sindicato que irá seguir na luta pelas pautas imediatas e históricas de nossa classe, em defesa dos nossos interesses e pela emancipação da classe trabalhadora, para fazer com que a simbologia representada na subida da “rampa” seja de fato quem governe o país.

Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH

Confira as imagens abaixo