Sind-REDE/BH mantém pressão contra as demissões, mas vitória depende da luta

Sindicato tem participado de reuniões com o poder público para tratar sobre o tema

A luta em defesa do emprego permanece sendo uma das principais bandeiras dos trabalhadores terceirizados da Educação Municipal. A greve de 2019 conquistou a garantia da segurança no emprego dos trabalhadores até o início deste ano (2021)

Após o fim do prazo de segurança comprometido pela MGS e Prefeitura, o sindicato passou a chamar mobilização da categoria para defender o emprego. No início do ano, em reunião com o Sindicato, a MGS chegou a anunciar que demitiria 4 mil trabalhadores este ano. A justificativa da empresa é que seria realizado um Processo Seletivo no meio do ano e todos que não fossem aprovados no processo, seriam desligados ainda em 2021.

Ao longo dos últimos meses, o Sind-REDE/BH convocou diversas manifestações na porta da Prefeitura e da MGS e paralisações para intensificar a luta contra as demissões, além de denunciar diversos problemas enfrentados pela categoria, como pagamento parcelado do ticket alimentação, descontos indevidos, dentre outros ataques.

Em uma Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte, no dia 02 de junho, a subsecretária planejamento da SMED, Nathalia Araújo, e a MGS afirmaram que não haveria demissões em massa esse ano. O advogado da MGS, Helter Verçosa Morato, revelou que o plano da empresa seria desligar cerca de 2 mil trabalhadores das escolas, que não foram aprovados no processo seletivo. Porém, anunciou que a MGS voltou atrás e não realizaria mais a demissão de todos esses trabalhadores ainda este ano. Em reunião com o Sindicato, na última segunda-feira (07/06) os representantes da Prefeitura ratificaram a mesma posição que a MGS.

Para a diretoria do Sind-RED/BH, o posicionamento da Prefeitura e da MGS em frear a demissão em massa é importante, mas não garante que novas demissões não vão ocorrer. “Qualquer demissão é ruim e devemos lutar contra, mesmo que ela aconteça aos poucos”, pontua.

O Sindicato tem recorrido ao Ministério Público do Trabalho e a 21° Vara do Trabalho para tratar das demissões e da situação da escolaridade da mecanografia, mas ainda sem sucesso.  Por isso, é importante que a categoria siga mobilizada e continue pressionando a MGS e a Prefeitura para que nenhuma demissão aconteça.

Processo Seletivo

As provas do Processo Seletivo da MGS foram adiadas para julho. É muito importante que todos os trabalhadores da categoria que ainda não foram efetivados na MGS façam a prova, para tentar garantir a vaga via Processo Seletivo.