Reunião do Sind-REDE com o secretário de educação Charles Martins e equipe da SMED em 12/06

Conforme combinado anteriormente, as reuniões acontecerão sempre em uma das diretorias regionais. Essa ocorreu na Dire Barreiro.

Na última segunda-feira, 12/06, a diretoria do Sind-REDE/BH se reuniu com o secretário de Educação Charles Martins, uma equipe da SMED e representantes. De acordo com o combinado anterior as reuniões acontecerão sempre em uma das diretorias regionais, portanto a reunião aconteceu na Dire Barreiro.

Foram discutidos os pontos dos trabalhadores terceirizados e parte da minuta do extraclasse e das reivindicações dos Assistentes Administrativos Educacionais (AAEs) AAEs.

Trabalhadores Terceirizados

• A SMED reafirmou o compromisso firmado na Audiência Pública na Câmara de formar um grupo de trabalho para discutir as questões pertinentes aos trabalhadores da MGS. A SMED fez a proposta de que o grupo de trabalho tenha 2 representantes da SMED, 2 da MGS e 2 dos trabalhadores.
  • Os contratos que vencem agora em julho serão renovados pelo prazo de 1 ano.
  • A SMED está fazendo uma consulta sobre a possibilidade de aplicar um abono às Cantineiras responsáveis pelo controle da merenda e aos Apoio ao Educando que ficarem responsáveis pelo manuseio de sondas e afins.
  • Há uma proposta também de ampliar o quantitativo de Porteiros e de Apoio ao Educando, mas essas propostas ainda precisam da aprovação da Câmara de Coordenação Geral da Gestão Orçamentária (CCG).

Assistentes Administrativos Educacionais (AAEs)

Também foram apresentadas ao secretário as reivindicações dos Assistentes Administrativos Educacionais (AAEs), como a possibilidade de haver seleção para o cargo de Gestor Financeiro em que eles pudessem ter prioridade no acesso a essa seleção e a de converter as férias-prêmio em espécie. Sobre este último ponto a SMED tem acordo com a reivindicação e tentará intermediar uma reunião com a Prefeitura para iniciar esse debate.

Minuta sobre o Extraclasse

Sobre a Minuta do Extraclasse apresentamos ao secretário as demandas aprovadas nas plenárias de representantes. Houve muito debate sobre as questões relativas ao extraclasse em especial da Educação Infantil com a proposta de redução de módulo. Como há proposta de alteração da legislação que trata da carga horária da Educação Infantil a SMED pediu que esse ponto esperasse a aprovação da lei, o que não acatamos, pois, a proposta da alteração foi do próprio governo, portanto, não há motivos para utilizar uma legislação ultrapassada como estratégia de cercear o debate que envolve a carga horária da Educação Infantil. Esse debate não foi concluído e a SMED agendará nova reunião na próxima semana.