Retorno às atividades presenciais nas escolas de BH já faz suas primeiras vítimas

Todo nosso pesar e solidariedade às famílias desses nossos companheiros de luta e todo nosso repúdio à MGS pelo descaso com a vida de seus trabalhadores!

Desde o início da pandemia da Covid-19,Sind-REDE/BH vem tomando todas as medidas cabíveis para impedir que os Trabalhadores em Educação retornassem às escolas sem o controle da pandemia e sem a ampla vacinação. Entretanto, ao longo desse período, muitos foram convocados a retornar a seus postos de trabalho e nossas exigências continuaram, por Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e pela não convocação daqueles que se encontram nos grupos de risco. Ao tomar conhecimento do possível retorno dos Porteiros, ingressamos com uma ação na Justiça a fim de barrar as convocações dos trabalhadores pertencentes ao grupo de risco. A Justiça concedeu em caráter liminar uma posição favorável impedindo a convocação dos trabalhadores, mas a MGS recorreu da decisão e a liminar caiu e foi revertida a seu favor. Diante do fato foram realizadas diversas reuniões com a empresa nas quais foi pautado que não houvesse a convocação dos grupos de risco e também encaminhados diversos ofícios do Sind-REDE/BH com o mesmo teor, o que foi sempre negado pela MGS.

Lamentavelmente, o que tanto temíamos ocorreu. Recebemos com muita tristeza, pesar e indignação a informação de que dois de nossos companheiros de luta tiveram suas vidas ceifadas pelo Novo coronavírus. Um desses trabalhadores era pertencente ao grupo de risco, o senhor Diolino Rodrigues de Souza. Ele era porteiro da EMEI Magalhães Drumond. Diolino foi infectado pela Covid-19 logo após ser convocado pela MGS, e infelizmente, veio a óbito ontem (22/02). Outro companheiro, o vigia Adão Nogueira, que trabalhava na Escola Municipal George Ricardo Salum, faleceu no final de janeiro também vítima da Covid-19.

No último dia 22, a MGS convocou grande parte dos Serventes Escolares para retornar às escolas, porém, diante da convocação, recebemos diversas denúncias de que a empresa não forneceu os equipamentos de segurança, tais como máscaras e álcool em gel para esse grupo, colocando em risco a vida desses trabalhadores.

É inadmissível que a MGS retorne com a prática de convocar trabalhadores que pertencem ao grupo de risco e que não forneça os devidos equipamentos de segurança para os demais trabalhadores. A empresa tem distribuído apenas duas máscaras, e isso, com o aval do seu presidente, o Senhor Marcelo Isoni, que em reunião realizada com a Diretoria do Sind-REDE/BH disse que essa quantidade era suficiente para os trabalhadores que utilizam apenas uma máscara durante toda sua jornada de trabalho.

Lamentamos profundamente a morte desses companheiros de luta e exigimos que a MGS e a Prefeitura revejam a convocação dos trabalhadores do grupo de risco, além de fornecer todo equipamento de segurança necessário àqueles que hoje voltam a ocupar seus postos de trabalho dentro das escolas.

Diolino Rodrigues de Souza, Presente!

Adão Nogueira, Presente!