Relatório da Reunião do Sind-REDE com a MGS em 04/11

O Sind-REDE destaca que não tem acordo com as repostas da MGS e convoca os trabalhadores para a próxima assembleia dia 09/11 para construírem juntos os próximos encaminhamentos.

Desde que começou a atuar com os Trabalhadores Terceirizados da Prefeitura a MGS tem demonstrado uma série de problemas de organização interna. Já não bastasse os baixos salários (os menores da cidade), a empresa não garante pagamento mensal e correto do ticket alimentação e da passagem e o trabalhador tem que se virar para conseguir a correção que demora a ser feita. Além disso, não há sentido nas transferências de escola que a empresa tem realizado, trabalhadores que antes iam a pé para o trabalho agora têm que pegar dois ou três ônibus, o que gera um desgaste desnecessário. Isso sem contar a sobrecarga de trabalho que nesse retorno presencial tem sido enorme, visto que nem todos os trabalhadores voltaram a ocupar seus postos nas escolas. Não bastasse tantos problemas, essa semana a categoria foi surpreendida com a “bomba dos descontos retidos” (de acordo com a MGS) e descontados de uma só vez nos contracheques, sem qualquer aviso prévio.

Com o intuito de pressionar e tentar solucionar esses e outros problemas, a Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH, representada por dois trabalhadores da MGS, realizou nessa quarta (04/11) uma reunião com o presidente da empresa e mais uma vez, relatou com grande indignação todos os problemas que a categoria tem vivenciado, cobrando mudanças imediatas. Como de costume, as respostas não foram satisfatórias e a luta pelos direitos deve seguir e se fortalecer. Pois diante de tantos ataques só mesmo a união dos trabalhadores poderá trazer o respeito e as mudanças necessárias.

Veja abaixo as respostas da empresa. Importante ressaltar que o Sindicato não tem acordo com as mesmas e seguirá na tarefa de mobilizar a categoria por mais direitos e RESPEITO.

– No último contracheque teve o desconto de 20% sobre o vale alimentação referente a última recarga, mais o desconto de recargas realizadas em meses anteriores que não foram debitadas naquele período. Ou seja, o que houve foi um acúmulo de descontos não feitos anteriormente e feitos agora pela empresa. Embora isso seja legal, o trabalhador não tem culpa da desorganização da empresa e deveria ter sido avisado com antecedência para que o desconto fosse parcelado.
O Presidente da MGS disse que a Empresa publicará uma nota explicativa sobre o desconto no Portal MGS Intranet, além de reforçar o número de atendentes no chat e no atendimento por telefone (3239-8400), para que haja a verificação de forma individualizada da situação de descontos. Caso após a explicação da empresa sobre o desconto, o trabalhador discorde dos dados informados, ele deve procurar o Sind-REDE para verificação da explicação dada.

– Os Apoios ao Educando que estão aguardando em casa serão convocados ao longo do mês de novembro, para retornarem para as Escolas.

– Haverá equipes, que irão às Escolas para a distribuição de uniformes. Até janeiro todos já terão recebido.

– Mesmo após cobrança por parte do Sind-REDE, foi dito que não há previsão para mudança na atual rotina de trabalho dos Artífices.

– Após cobrança do Sind-REDE, a empresa irá verificar a questão do número de vagas ofertadas para Mecanografia no processo seletivo e a questão de as mesmas estarem em sistema de rodízio nas Escolas.

– Em relação aos Supervisores, serão instruídos a terem uma melhor conduta no trato com os trabalhadores e, em caso de excessos, o trabalhador deve acessar a ouvidoria da empresa.

– A empresa se compromete a dar maior atenção a situação das transferências de trabalhadores, buscando uma sistematização de forma que essa situação não continue causando problemas.

Ressaltamos que as respostas dadas pela Empresa não são suficientes para solucionar os problemas enfrentados pela categoria e nem para garantir valorização daqueles que também constroem a Educação nas escolas de BH. Por isso, é muito importante o engajamento de todas e todos na luta contra todos os ataques aos trabalhadores.

Dia 09/11 teremos uma Assembleia para construirmos de forma coletiva os próximos encaminhamentos dos Trabalhadores Terceirizados das Escolas Municipais de BH. Todas e todos devem participar!

Veja abaixo o chamado para a assembleia.