Relatório da reunião com os Bibliotecários em 20/03/2024

Confira as questões levantadas na reunião e os encaminhamentos.

A reunião com os bibliotecários contou com a presença de 15 trabalhadores e algumas justificativas de ausência devido ao surto de dengue na cidade.

A Diretoria presente esclareceu sobre o formato da reunião, a metodologia de trabalho e o teto da mesma. Depois deu os informes sobre a Campanha Salarial 2024, Plebiscito em defesa das estatais, Palestina e o calendário de mobilização. Também foi destacado a importância da organização destes trabalhadores para fortalecer a luta por uma educação de qualidade na cidade de BH.

Os presentes avaliaram positivamente a sua atuação na Campanha Salarial 2024, afirmaram que ainda precisam melhorar, mas entendem que estão avançando. Também destacaram a importância da atuação do setor nos diferentes fóruns da categoria para a sua pauta ficasse em evidência.

Na reunião foi levantado os problemas que estão presentes no retorno do trabalho às escolas como:
• A falta de esclarecimento sobre o registro de presença no ponto eletrônico na medida na que alguns trabalhadores têm recebido a cobrança de baterem ponto mais de uma vez no dia;
• A definição de grupos de trabalho na estrutura da GERBI sem ter discutido com o sindicato o desenho destas funções;
• A falta de estrutura nas escolas que tem impedido a realização do trabalho;
• A não efetivação de um dia para a organização do trabalho a ser realizado nas escolas (dia de processamento);
• A falta de assistentes nas bibliotecas; a necessidade de revisar a Portaria 305/ 2018;
• esclarecimento sobre as regras para definir a quantidade de escolas e o trabalho a ser realizado nas mesmas pelos bibliotecários;
• Falta de esclarecimento para os demais os trabalhadores das escolas sobre o papel dos bibliotecários e o tipo de trabalho que alguns bibliotecários executaram que pode configurar desvio de suas funções.

Como encaminhamento ficou definido que:

a) Os bibliotecários enviarão a proposta de alteração da Portaria 305/2018 com o posicionamento do setor e o encaminhará para a Diretoria ainda nesta semana.
b) O Sindicato agendará uma reunião com a SMED/BH pedindo também a presença da responsável pela GERBI.
c) Será encaminhado um documento para o Conselho de Biblioteconomia solicitando alguns esclarecimentos sobre as atividades destes trabalhadores e funcionamento das bibliotecas da rede.
d) Os bibliotecários também se comprometerem em manter a mobilização e participarem da reunião no Sind-REDE/BH de acolhimento dos novatos da Rede que acontecerá no dia 11/04/2024.