Relatório da Plenária dos AAEs do dia 10/02/2021

Confira os informes e encaminhamentos da Plenária dos AAEs.

A Plenária dos Assistentes Administrativos Educacionais (AAEs) do dia 10/02 teve a participação de forma virtual de 77 trabalhadores.

Informes da Plenária

Trabalho presencial dos AAEs: os AAEs das EMEIs saíram do sobreaviso a partir de 02 de fevereiro e começaram o trabalho presencial. Se depararam com os mesmos problemas que os Assistentes das Escolas de Ensino Fundamental. Falta de máscaras, álcool em gel e em alguns casos obras em andamento nas unidades escolares aumentando a aglomeração de pessoas nos locais de trabalho.

Denúncia: Os AAEs denunciaram mais uma vez o desrespeito da PBH a respeito do cumprimento dos protocolos elaborados pela própria SMED. Denunciaram que no mês de janeiro faltaram profissionais para garantir a limpeza e a higienização das Secretarias e Bibliotecas.

Vale Alimentação e Vale Transporte: Os AAEs informaram que a PBH ainda não pagou o retroativo do Vale Alimentação e do vale Transporte do mês de setembro de 2020. Segundo informações será pago na folha de fevereiro. Vamos acompanhar. Os AAEs das EMEIs também não receberam Vale Alimentação e Vale Transporte.

Informes: Demos informes sobre a nossa Campanha Salarial, sobre a LC 173, sobre as ações do Jurídico.

Retorno presencial das aulas: Fizemos uma discussão a respeito do retorno presencial das aulas, conforme fala da Secretária de Educação. Os AAEs demonstraram preocupação com o possível retorno, pois a avaliação é que vai aumentar a aglomeração e a possibilidade de contágio nas Escolas. Tivemos uma discussão bastante proveitosa sobre a possibilidade da adesão dos AAEs em uma possível greve pela vida.

Encaminhamentos:

  • Participação dos AAEs na Assembleia dos Trabalhadores Concursados do dia 18/02.
  • Participação dos AAEs na Carreata pela Vida e pela Vacina no dia 20/02.
  • Realização de uma assembleia de emergência dos AAEs com indicativo de greve no dia 02 /03 se as aulas presenciais retornarem.