Projeto do reajuste dos servidores municipais é atrasado por obstrução na CMBH

Sind-REDE convoca categoria à pressionar o presidente da Comissão de Orçamento e Finanças a apreciar o PL 589/23

O Sind-REDE/BH tem acompanhado, na Câmara Municipal, a tramitação do PL 589/2023, sobre o reajuste dos Servidores Públicos Municipais. O Projeto já foi aprovado por duas comissões, a de Legislação e Justiça, no dia 09/05, e na de Administração Pública, no dia 25/05, restando apenas a Comissão de Orçamento e Finanças Públicas para que possa ser enviado ao Plenário.

O presidente da Comissão Orçamento e Finanças Públicas é o vereador Cleiton Xavier (PMN), ele ainda não designou um relator para o PL 589/23. O Sind-REDE e os demais sindicatos dos servidores públicos municipais tem se movimentado para pressionar pela nomeação de um relator e pela aprovação de seu parecer em regime de urgência. A próxima reunião da comissão acontece na próxima quarta-feira (07/06).

Envie mensagem para o relator do Projeto:

Para aumentar a pressão sobre para a aprovação do Projeto com celeridade, o Sind-REDE convoca toda a categoria para enviar mensagens ao relator, para que ele apresente o seu relatório até a próxima reunião da Comissão de Orçamento e Finanças.

Cleiton Xavier (PMN)

Whatsapp: (31) 98866-3479
Telefone(s): (31) 3555-1147 / 1148
E-mail: ver.cleitonxavier@cmbh.mg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/prcleitonxavier/
Instagram: https://www.instagram.com/cleitonxavierpc/
Site: https://cleitonxavierpc.com.br
Twitter: https://twitter.com/CleitonXavierpc
Tiktok: https://www.tiktok.com/@cleitonxavierpc
Kwai: https://m.kwai.com/user/@Ver.Cleiton
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCaS8uAg6nVPuE4Uw3cXgeyg

Atrasos na tramitação

O PL589/23 foi apresentado à Câmara Municipal ainda no mês de abril, após o encerramento da greve unificada dos servidores públicos municipais de Belo Horizonte. Porém, sua tramitação tem enfrentado muitos atrasos na casa legislativa.

Ontem (01/06), para tentar acelerar a tramitação, o líder do Governo Municipal na Câmara, vereador Bruno Miranda (PDT), apresentou um requerimento solicitando a apreciação conjunta da matéria para que ela pudesse seguir direto ao plenário, porém a votação foi obstruída pelo vereador Henrique Braga (PSDB) que pediu conferência de quórum, o que levou ao encerramento da sessão. Segundo fontes do Jornal O Tempo, a obstrução foi motivada pela insatisfação do parlamentar com a PBH por demandas não atendidas, incluindo cargos no Executivo.

Só depois de aprovado em todas as comissões, o PL 589/23 estará pronto para votação em plenário no primeiro turno. Em seguida, o Projeto volta às comissões para mais uma rodada de discussões e apresentação de emendas, antes de ser apreciado pelo pelo Plenário em segundo turno e encaminhado para sanção do prefeito.

Emendas

O Sind-REDE tem dialogado com os vereadores Bruno Pedralva (PT), Cida Falabella (PSOL),  Iza Lourença (PSOL), Pedro Patrus (PT) e Wagner Ferreira (PDT) com o objetivo de elaborar emendas que garantam as seguintes reivindicações da categoria:

• Garantir progressão de níveis aos trabalhadores em Educação que não conseguiram realizar a avaliação de desempenho de 2021;
  • Vale Cultura para aposentadas(os) da educação;
  • Garantir, em forma de reajuste, as perdas que professoras(es) aposentadas(os) tiveram em 2022, com a mudança de níveis feita apenas para quem está na ativa.