Comando de Greve presta homenagem aos trabalhadores em Educação vítimas de Covid-19

Ação aconteceu hoje, às 07h na entrada da Escola Municipal Marlene Pereira Rancante, no bairro Alípio de Melo.

Em homenagem a todos aos trabalhadores em Educação que faleceram vítimas de Covid-19, os professores da Rede Municipal, em greve sanitária, realizaram em uma ação de pesar nesta quinta-feira, às 07 de manhã, na Escola Municipal Marlene Pereira Rancante (R. dos Comerciantes, 38 – Alípio de Melo), o local escolhido é aonde trabalhava a professora Márcia Nunes, falecida na sexta-feira (14) em decorrência da Covid-19.

Márcia era a atual diretora da escola e estava trabalhando em regime presencial, em escala de revezamento para preparar a sua abertura marcada para essa segunda-feira (17/05). Ela era uma professora muito querida por todos, pois trabalhou na EM Marlene Pereira Rancante por 27 anos e foi diretora em 5 gestões. Com 62 anos de idade, Marcia fazia parte do grupo de risco para a Covid-19.

No ato, o comando de greve denunciou que a morte de Márcia não foi um caso isolado. Diferente do que alega a SMED e a Prefeitura de Belo Horizonte, diversos trabalhadores do grupo de risco tem sido convocados ao trabalho presencial.

De acordo com o levantamento realizado pelo Sind-REDE/BH, 24 trabalhadores da educação já tiveram suas vidas interrompidas devido ao novo coronavírus. Alguns destes trabalhadores adoeceram após serem convocados ao trabalho presencial, as maiores vítimas são os trabalhadores terceirizados, que foram convocados a mais tempo e em maior número, além de ser o setor que mais depende do transporte público.

O ato foi realizado com um número reduzido de pessoas para que o distanciamento fosse respeitado e não fosse evitada a formação de aglomeração. Como em todos os atos realizados pela Entidade, o uso de máscaras também foi obrigatório para todos que decidiram participar.

Veja algumas fotos: