PLs de interesse da categoria que tramitam na Câmara Municipal de BH

Compilado com os andamento dos Projetos de Lei de interesse da categoria que tramitam na CMBH

Preparamos um compilado com os andamento dos Projetos de Lei de interesse da categoria que se encontram em tramitação na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

PL 179/2021

Esse PL legisla sobre a criação da Previdência complementar no município. O Governo enviou o PL diretamente para a CMBH sem antes apresentar e negociar com as entidades. A previdência complementar tem objetivo de ser uma opção aos servidores que teriam seus salários limitados pelo teto do pagamento de aposentadoria do Regime Próprio (em valores, o mesmo teto do INSS, atualmente em R$6.433,57). Esse teto se aplica a cada cargo (BM). Nesse sentido, a grande maioria da categoria não é atingida. Mas o PL possui problemas, como o aumento da taxa administrativa do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) de 0,4% para 0,66% e a previdência complementar que abre possibilidade de Fundos Privados para gestão.

Apesar de parte dessas mudanças serem consequências da aprovação a nível nacional da Reforma da Previdência, não há obrigatoriedade que o Fundo seja privado, e por isso, devemos lutar contra.

Tramitação (até 20/09):

  • Aprovado na Comissão de Legislação e Justiça e na comissão de administração Pública.
  • Situação: Primeiro turno
  • Fase atual: Apreciação nas comissões.

PL 54/2021 (Vereador Nikolas Ferreira)

Proíbe o uso de “linguagem neutra” na educação básica municipal de BH. Não prevê punições pra quem violar a lei. No entanto, é uma legislação preconceituosa e fere a autonomia das escolas. Provavelmente será aprovado.

Tramitação (até 20/09):

  • Aprovado na Comissão de Legislação e Justiça,
    Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo
    Comissão de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor e
    Administração Pública.
  • Situação: Primeiro turno
  • Fase Atual: Apreciação em Plenário.

PL 81/2021 (Executivo Municipal)

O PL 81 se refere a carreira dos servidores municipais, em especial, Saúde e Guarda Municipal. Apenas uma questão tem relação com a Educação. O parágrafo 3° trata da redução de jornada em 2 horas para quem trabalha 40 horas para cuidar de filhos com necessidades especiais. No caso da nossa jornada que é de 22h30, podemos solicitar emenda na Comissão para incluir os professores. Inclusive já conseguimos vitórias judiciais nesse sentido.

Tramitação (até 20/09):

  • Aprovado em todas as comissões em primeiro turno.
  • Em segundo turno teve pedido de inconstitucionalidade de diversas emendas. Voltou pra comissão de Legislação e Justiça pra redação final do vereador Gabriel.
  • Situação: Em redação final na Comissão de Legislação e Justiça.
  • Fase Atual: Redação Final.

O PL87/2021 (vereadora Professora Marli)

Tem o objetivo de criar índices para avaliar as escolas dentro de critérios de acessibilidade para ranqueamento de escolas especiais e inclusivas. Visa a hierarquização de escolas, rompe com a defesa de que todas as escolas devem ser inclusivas, equipadas e prontas a atender a todos os alunos. Altera critérios do cadastro escolar. Institui a criação de escolas bilíngues em Língua Brasileira de Sinais – Libras – e língua Portuguesa na rede municipal de ensino.
Situação do PL: Segundo turno – Fase Atual: Apreciação pela Comissão/Mesa

Tramitação (até 20/09):

  • Situação: Segundo turno
    Comissão de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor
  • Fase Atual: Apreciação pela Comissão/Mesa
  • Foi aprovado em primeiro turno em todas as comissões. E também em plenário.
  • Em segundo turno nas comissões de legislação e justiça e Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo
  • Está agora na Comissão de Direitos Humanos.