Plenária de concursados debate Campanha Salarial 2024

Plenária recusou proposta salarial do governo Fuad e apontou movimento de luta para 2024, caso Fuad não apresente nova proposta de reajuste.

Nessa quarta-feira (30/11), os representantes dos trabalhadores em Educação concursados da Rede Municipal realizaram uma plenária na sede do Sind-REDE/BH. A plenária aconteceu em dois turnos, às 08h30 e às 14h, com a pauta única da Campanha Salarial 2024.

Os representantes indicaram a rejeição das propostas salariais apresentadas pelo governo Fuad. Para pressionar a melhoria da proposta de recomposição salarial, foi discutida a construção das mobilizações de 2024, com a realização de uma nova assembleia no dia 06/02, que pode desencadear uma greve da categoria. As decisões das plenária de representantes serão encaminhadas para a assembleia do dia 05/12.

Ausência da Secretária Roberta Rodrigues nas reuniões com o Sind-REDE/BH

Outro importante debate da plenária girou em torno da ausência da secretária Roberta Rodrigues nas reuniões mensais convocadas pela Smed com o Sind-REDE/BH. Os representantes se mostraram indignados com a postura da secretária que vem agindo de forma pouco antidemocrática desde o início de sua gestão. Várias propostas foram apresentadas com o objetivo de pensar formas de pressionar a secretária para que receba o Sindicato.

A última reunião com a Smed aconteceu na última quarta -feira (29/11) e contou apenas com o novo Secretário Municipal Adjunto de Educação, Fabiano Amaral e equipe da Smed. Confira os informes da reunião:

• 8h mensais de reunião pedagógica: A Smed voltou atrás do acordo consolidado na última reunião e reduziu de 8h para 4h de reunião pedagógica por mês. Os representantes da Smed alegaram que essa foi uma decisão política da equipe pedagógica e que há dificuldade para se conseguir oficineiros. A Diretoria do Sind-REDE/BH reforçou a importância de ampliação para 8h, conforme acordado anteriormente e afirmou que o centro do problema em se conseguir oficineiros está no baixo valor oferecido pela PBH pelo serviço se comparado a outros municípios. Os representantes da Smed se comprometeram em realizar um estudo sobre o caso para o ano de 2024.
  • Educação Física nos anos iniciais: Novamente a diretoria do Sindicato solicitou a regulamentação da atuação de Professor(a) de Educação Física nos anos iniciais, através de um projeto de lei. A priori, não houve objeção, ficaram de dar retorno.
  • Terceirizados: Solicitamos o acompanhamento da SMED na Campanha Salarial 2024 das(os) Trabalhadoras(es), visto que a Secretaria é a responsável pelo contrato com a MGS e com as Caixas Escolares. E que esse acompanhamento seja realizado com a designação de uma comissão que tenha a participação da SMED e do Sind-REDE/BH⁩. Outra demanda apresentada foi a necessidade da SMED mediar a situação de algumas Caixas Escolares de Emeis que ainda não assinaram o Acordo Coletivo fechado em 2023.