Plenária das professoras e professores Aposentados da Rede

Plenária aconteceu na tarde do dia 10/04 (segunda-feira) na sede do Sind-REDE/BH

As professoras e os professores aposentados reiteram o entendimento de que o índice proposto pela PBH para as trabalhadoras e os trabalhadores em educação é insuficiente e sequer toca nas perdas produzidas pela Lei 11.381/22, que burlou a regra da paridade dos aposentados e concedeu reajuste salarial diferenciado a quem está na ativa.

A Plenária propõe que a PBH assuma o compromisso de não alterar a tabela salarial que compõe o Plano de Carreira do Magistério Municipal de forma a trazer prejuízos financeiros a esse segmento.

Na última Plenária de Representantes foi aprovada a realização de seminário sobre o Plano de Carreira do Magistério Municipal (processo de construção, importância, papel da tabela salarial na valorização dos vencimentos do professor municipal e do professor da educação Infantil, etc). A Plenária dos aposentados reforça esse encaminhamento, pois só assim toda a categoria terá a dimensão do quanto é importante defender essa conquista.

No dia 12/04 (quarta-feira) acontecerá uma reunião entre a Comissão de Aposentadas/os do Sind-REDE/BH com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (André Reis) e a Subsecretaria de Previdência (Gleison Pereira) espera-se que a PBH corrija as distorções provocadas pela Lei Municipal 11.381/22. Professoras e professores aposentados continuam em processo de mobilização junto à ativa na defesa dos direitos adquiridos e contra os ataques da PBH.

No dia 14/04 (sexta-feira), às 14h, o Coletivo também se reunirá com o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o vereador Gabriel Azevedo.