PL do reajuste da educação é aprovado em primeiro turno na CMBH

Projeto volta para as comissões para avaliação das emendas. Pressão deve seguir forte para que o processo corra com agilidade.

O PL 338/22, que versa sobre o reajuste dos trabalhadores em educação da rede municipal, foi aprovado em primeiro turno na tarde desta quinta-feira (09/06), por unanimidade na Câmara Municipal.

Desde o início do dia, as mobilizações dos trabalhadores em Educação foram intensas na Câmara Municipal, com carro de som na porta do prédio do legislativo, articulação nos gabinetes dos vereadores e acompanhamento da votação nas galerias do Plenário da Câmara.

A sua aprovação do PL 338/22 neste momento é fruto de uma intensa luta dos trabalhadores em Educação e moveram uma greve de 24 dias no início do ano, contra o desmonte da carreira e pela correta aplicação da lei do piso salarial da educação. A greve, enfrentou a truculência da Guarda Municipal e com grandes assembleias e atos fez a prefeitura recuar em sua proposta inicial.

Mesmo com toda a luta, o Projeto encaminhado à Câmara Municipal pela PBH, burla a lei da paridade, concedendo um reajuste inferior às aposentadas. Por isso, o Sind-REDE/BH junto com as aposentadas com paridade tem movido uma forte luta para que o projeto seja alterado. inicialmente as mobilizações foram direcionadas ao prefeito Fuad Noman (PSD) e nesta etapa em diálogo com os vereadores para que emendas da categoria sejam aprovadas, modificando o projeto.

Com a aprovação em primeiro turno, o PL volta para as comissões para que as emendas da categoria sejam avaliadas. Para a diretoria do Sind-REDE/BH, não é momento de relaxar na mobilização. “Agora é intensificar a pressão para que os PL passe com agilidade nas comissões e seja aprovado em segundo turno ainda no mês de junho, com todas as emendas da categoria”. Além da emenda que contempla os aposentados com paridade, o Sindicato também propôs uma emenda que suprime a necessidade de avaliação de desempenho para a progressão.

Confira as fotos