Moção de apoio à greve dos trabalhadores em educação da Rede Estadual de MG

Governo Zema determinou retorno presencial a partir do dia 12 de julho, inclusive em cidades na onda vermelha do Programa Minas Consciênte.

Foto: Lidyane Ponciano/Sind-UTE

A diretoria colegiada do Sind-REDE/BH manifesta seu total apoio e solidariedade à greve em defesa da vida dos trabalhadores em Educação da Rede Estadual de de Minas Gerais.

O Governo Zema (Novo) anunciou o retorno presencial do trabalho nas escolas a partir do dia 5/07 para professores, para a preparação da volta as aulas de forma hibrida a partir do dia 12 de julho, em municípios que estão nas ondas verde, amarela e vermelha do Minas Consciente. A decisão do governo acontece justamente no dia em que o estado supera a triste marca de 50 mil mortes por Covid-19. Só nas últimas 24h foram registradas 6.071 novas contaminações.

Em resposta a decisão do governo em voltar as aulas mesmo em cidades onde a situação está mais descontrolada, com a onda vermelha, o Sind-UTE/MG anunciou uma “Greve Sanitária”, com a manutenção apenas do atendimento remoto, por tempo determinado, entre os dias 12 e 17 de julho.

O Sind-REDE/BH apoia a atitude corajosa das trabalhadoras e trabalhadores da educação, que se recusam a comparecer às escolas para preservar vidas. A pandemia não está sob controle, os trabalhadores em Educação ainda não foram vacinados com a segunda dose e as escolas ainda não apresentam condições seguras para o ensino presencial, o que coloca em risco não só os trabalhadores mas as crianças e adolescentes que ainda não tem previsão de serem vacinadas.

Todo apoio a greve sanitária!

Em defesa da vida dos trabalhadores, dos estudantes e de suas famílias!

Escolas fechadas, vidas preservadas!