MGS aceita contraproposta dos Trabalhadores em Educação Terceirizados votada pela assembleia

MGS aceita contraproposta votada pelos trabalhadores. Nova assembleia virtual está marcada para dia 24/02 para repasse e outros esclarecimentos.

Vitória da mobilização dos trabalhadores! Dia 16/02 entra para história dos Trabalhadores Terceirizados das escolas de BH como um grande dia de luta e conquista. A categoria enfrentou a pressão dos supervisores, se mobilizou e paralisou dezenas de escolas. Mais de 1000 trabalhadores foram às ruas e fizeram uma bela assembleia e um grande ato.

Na segunda, dia 14/02, a MGS já havia subido a proposta inicial. Propôs 13% sobre salário e 13% sobre ticket e o Sindicato teria que abrir mão das ações na Justiça (Dissídio de 2020 e 2021). Na assembleia, a categoria rejeitou a proposta e fez um contraproposta:

1. 15% sobre o salário e ticket alimentação, retroativo a janeiro de 2022
  2. Manutenção dos Dissídios 2020 e 2021 que correm na Justiça.
  3. Retomada do pagamento mensal do ticket alimentação
  4. Reorganização da lotação dos trabalhadores para ficarem perto de casa se assim desejarem
  5. Abrir negociação junto à PBH e MGS dos seguintes itens:
    • Trabalho aos sábados da faxina
    • Horário de trabalho do porteiro aos fins de semana
    • Deslocamento para atendimento em mais de uma escola dos artífices e mecanógrafos.
    • Situação das novas tarefas do Apoio ao Educando com sobrecarga e responsabilidades antes exclusivas dos docentes (Ficar com a turma sozinho).
    • Tarefas da Escola Integrada
    • Emprego dos trabalhadores do Caixa Escolar; entrada das OCIPs na Integrada.
    • Sobrecarga nas tarefas da Cantina.
    • Entrega e qualidade dos EPIs conforme discussão na audiência do MPT.

Em ofício, a MGS respondeu que aceitou os itens econômicos da contraproposta acima e já encaminhou o Acordo para análise do Sind-REDE e assinatura.

Merecemos muito mais! Mas o caminho é claro: Só a luta muda a vida!

Ainda não chegamos a valorização que merecemos, ainda há uma grande diferença salarial em algumas funções, além de diversos problemas na empresa. Mas demos um importante passo nesse ano. E uma coisa ficou clara: a mobilização e participação da categoria é essencial para conquistas. Não foi coincidência que os dois anos sem reajuste foram justamente os anos que estivemos ausentes das ruas devido a pandemia. O caminho é longo e árduo, mas esse sindicato tem orgulho da categoria que fazemos parte e temos certeza que juntos iremos avançar muito mais!

Dissídio e Retroativo

Não abrimos mão dos últimos 2 anos. Por isso, nossa contraproposta (aceita pela MGS) inclui retirar a exigência de retirada das ações judiciais que cobram reajuste de 2020 e 2021. Essas ações estão em tramitação na justiça e nosso Departamento Jurídico está focado em garantir conquistas também para os anos que passaram. Os 15% deste ano serão retroativos a janeiro de 2022 e virá na folha de março que é paga em abril.

Calendário de Mobilização

Com essa resposta da MGS, está suspenso o nosso calendário de mobilização (panfletagens, cartazes, carros de som). Iremos realizar uma assembleia no dia 24, às 19h, de forma virtual para repasse, esclarecimentos de dúvidas e debate sobre outros temas.

Assembleia dos trabalhadores em Educação Contratados pela MGS

Hora: 19 horas
Virtual ( divulgação do link pelas redes do Sindicato)

Caixa Escolar

O Sindicato já está cobrando a resposta sobre a proposta para o Caixa Escolar para garantir o reajuste de 15% sobre salário e ticket alimentação também. Além do tema salarial, o tema do emprego precisa de atenção da categoria (Ver sessão neste boletim). Por isso a mobilização do setor deve continuar.

A assembleia e paralisação do dia 08 de março está mantida e todas as ações do nosso calendário de lutas serão focadas para que os trabalhadores do Caixa Escolar também tenham as conquistas. Iremos elaborar novo panfleto e cartaz para envio às escolas e comunidades. Antes disso, dia 24/02, às 9h, os Representantes estão convocados a participar do ato na Porta da SMED.

ALERTA Monitores da Integrada e Informática!

Na semana passada saiu mais um edital para a entrada de OCIPs e ONGs na Escola Integrada. Muitos rumores e informações extraoficiais sobre a garantia de emprego estão rodando as escolas. E a categoria não tem respostas concretas. Haverá demissão? Haverá migração? Precisamos de respostas e nos mobilizar pela garantia do emprego

Muito mais que emprego; e a segurança e a qualidade no atendimento?

Alguns podem dizer que nossa preocupação é só com o emprego, que por si só já é uma luta justíssima, mas é muito mais do que isso! Hoje, os trabalhadores da Integrada têm uma relação com a Comunidade, são conhecidos nos bairros das escolas, têm vínculo direto. Como será isso com OCIPs e ONGs? Cada hora chegará uma pessoa de fora para atender nossas crianças e na semana que vem já está em outra escola? Isso precisa ser debatido!

Precisamos de respostas! Dia 24 de fevereiro vamos à SMED!

O Sind-REDE já solicitou uma reunião com a SMED para tratar do tema. É preciso nos mobilizar pela garantia do emprego! Por isso, reforçamos a convocação aos representantes para dia 24/02 participarem do Ato na Porta da SMED às 9h. No local iremos realizar uma reunião específica da Integrada para debater e tirar ações sobre essa situação.