Luta e assembleia históricas fazem governo recuar de proposta de PSS

Uma semana após a queda do autor da proposta, nova secretária Roberta Martins anuncia que não haverá mudança na legislação.

Como já noticiado no site do Sind-REDE/BH, após a votação do indicativo de greve em uma assembleia massiva dos trabalhadores da Rede Municipal de Educação, no dia 22 de agosto, o ex-secretário de Educação Charles Martins Diniz renunciou ao cargo deixando vaga a gestão da Smed.

Ao perceber que não conseguiria convencer a diretoria colegiada do Sind-REDE/BH que uma mudança na Lei Orgânica do Município (LOMBH), o ex-secretário tentou costurar a proposta com alguns setores da categoria e chegou a desafiar o Sindicato, questionando a viabilidade de uma mobilização contra a proposta. Mas após a decisão unânime da assembleia, Charles não aguentou a pressão e deixou o cargo.

Um dia após a exoneração de Charles Martins Diniz, a nova secretária municipal de Educação de Belo Horizonte, Roberta Rodrigues Martins Vieira, foi nomeada pela prefeitura na ultima quarta-feira (23/8), no Diário Oficial do Município (DOM). Porém, a agenda de reuniões marcada pelo ex-secretário com o Sind-REDE/BH foi suspensa. Sendo retomada nesta terça-feira (29/08) às 14h30.

Na reunião, a secretária anunciou a desistência da Smed em dar prosseguimento a qualquer mudança na legislação que permita a contratação temporária de professores por Processo Seletivo Simplificado (PSS) na Rede Municipal de Educação.

Essa é uma importante vitória da categoria, que mais uma vez mostrou união e resiliência contra este ataque que precariza a educação e fere um dos princípios básicos da educação da cidade, que é o atendimento das crianças por profissionais concursados.

Amanhã (30/08), haverá plenária de representantes, o fórum será um importante espaço de debate para definir os próximos passos da luta, a partir dos acontecimentos mais recentes.