Informes da reunião com o Grupo de Bibliotecários no Sind-REDE/BH

A reunião de hoje é parte dos encaminhamentos da última plenária dos Bibliotecários no dia 27/9.

Como previsto na última plenária dos bibliotecários, hoje, 05/10/23, aconteceu a reunião com o grupo de estudos dos bibliotecários para analisar o conjunto de legislação referente a criação do cargo de Bibliotecário sênior e pleno a partir de 18 de setembro de 2018 e propor ações para organizar a luta destes trabalhadores. A atividade de hoje contou com o apoio do Departamento Jurídico do Sind-REDE/BH.

Atividades a serem realizadas pelo grupo:

1. Fazer um estudo sobre valores de salário dos bibliotecários e carreira em BH e em outros municípios. Usar também os estudos a serem feitos pelo escritório de contabilidade que presta assessoria ao Sind-REDE/BH.
  2. Construir um texto sobre o histórico da política de bibliotecas na Rede e o processo de precarização dos bibliotecários.
  3. Apresentar um desenho da carreira dos bibliotecários observando:
    a) a ampliação dos níveis na carreira.
    b) o reajuste a incidir sobre o primeiro nível do pleno (51,60%) para recompor a tabela salarial dos bibliotecários da Rede.
    c) a manutenção da diferença entre bibliotecários sênior e pleno com possibilidade do bibliotecário pleno alcançar a carreira do bibliotecários sênior.
  4. Reunião mensal do grupo até fechar a proposta do desenho a ser apresentada em uma assembleia do setor.
  5. Participar do Congresso do Sind-REDE/BH.