Informes da reunião com a MGS

Confira os principais pontos discutidos na reunião com a MGS, no último dia 23/11 (quarta-feira)

Na tarde do dia 23/11 (quarta-feira) aconteceu a Plenária de Representantes dos Trabalhadores em Educação Terceirizados, na Praça Afonso Arinos. No mesmo horário ocorreu uma reunião de negociação entre os diretores do Sind-REDE/BH e a MGS .

As propostas da Empresa apresentadas na reunião foram de reajuste salarial e do vale alimentação considerando o índice da inflação acumulada no ano de 2022 (INPC), condicionado a inclusão em acordo coletivo de trabalho (ACT) de que a MGS possa realizar a antecipação das férias coletivas para aqueles trabalhadores que não tenham completado o período aquisitivo, com o respectivo pagamento acrescido de 1/3.

A empresa informou que as férias coletivas serão de 02 de Janeiro (segunda-feira) a 21 de Janeiro (sábado) de 2023.

Com relação às demais cláusulas a MGS colocou que manteria a redação do ACT em vigor atualmente.

Para o Sind-REDE/BH há uma ponderação da necessidade da abertura de um diálogo para que os muitos pontos da pauta de reivindicações sejam discutidos. Alguns desses pontos foram colocados durante a reunião:

👉 Redução da carga horária de todos os trabalhadores para 36 horas. (Foi negado)

👉 Em relação aos porteiros, na impossibilidade das 36h semanais, que eles laborem 40h de segunda-feira a sexta-feira e 4h no sábado com folga no domingo ou 36h de segunda-feira a sexta-feira e 8h no sábado com folga no domingo. (A empresa disse que irá verificar a possibilidade com a contratante).

👉 Observância do Calendário escolar no que tange aos recessos/liberação dos trabalhadores, sem a necessidade de compensação. (Disseram que irão verificar a proposta).

👉 Os Diretores do Sind-REDE/BH cobraram maior transparência no espelho de ponto, de modo a informar aos trabalhadores o saldo do banco de horas. (Irão verificar).

👉 Os Diretores do Sind-REDE/BH cobraram a questão do uniforme dos trabalhadores. (Irão analisar)

👉 Foi cobrado que quando retornar de licença médica e/ou previdenciária o trabalhador seja mantido no último local de lotação. (Irão verificar)

👉 Os Diretores do Sind-REDE/BH cobraram uma prorrogação do prazo de desligamento dos trabalhadores que não passaram no processo seletivo via acordo judicial. (A Empresa ponderou sobre a necessidade de realizar as tratativas junto com o Ministério Público).

👉 Liberação de dirigente Sindical para exercer o mandato classista. (Disseram para o Sind-REDE/BH encaminhar ofício com as intenções).

👉 A Empresa também ponderou sobre os dissídios que estão na Justiça. Ela colocou que se o Sind-REDE/BH apresentar uma proposta de forma que essas ações sejam retiradas da Justiça e que nela a MGS não pague retroativo e que somente os trabalhadores que estão na ativa recebam, eles podem analisar e compor os valores neste ACT.

Após isso houve uma breve fala por parte da Empresa e se encerrou a reunião.

Reunião e Assembleia dos trabalhadores terceirizados

No próximo dia 01/12 (quinta-feira), haverá uma reunião com os presidentes dos Caixas Escolares para tratar sobre o ACT dos trabalhadores contratados por eles.

Os trabalhadores presentes na Praça Afonso Arinos, no último dia 23/11 (quarta-feira) votaram por uma Assembleia Geral que será realizada no dia 07/12 (quinta-feira), às 14h30, na Praça da Estação com paralisação parcial no turno da tarde.

Dessa forma todas e todos devem estar presentes nessa Assembleia para avaliar as propostas e decidir os próximos encaminhamentos .

Sigamos juntos na luta por valorização!

Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH