Informes da Plenária de Representantes dos Trabalhadores Terceirizados

Trabalhadores em Educação Terceirizados decidiram por uma nova proposta de negociação

Na tarde de ontem (07/02), no Sind-REDE/BH, aconteceu a primeira plenária de representantes dos trabalhadores em educação terceirizados de 2023.

A diretoria do Sind-REDE/BH apresentou aos representantes uma contraproposta: 15% de reajuste que significaria a equiparação salarial dos trabalhadores em educação terceirizados com os demais trabalhadores lotados em outros locais, que são também geridos pela MGS.

Para que os trabalhadores desistam dos dissídios a contraproposta é o pagamento de um abono de duas vezes o salário reajustado de cada trabalhador a ser garantido a todos àqueles que têm direito.

Campanha Salarial 2023

Os trabalhadores em Educação terceirizados estão em campanha salarial desde novembro/22. Após a participação em Assembleia, em dezembro/22, os trabalhadores receberam advertências da empresa que alegou abandono de seus postos de trabalho. A MGS foi comunicada por meio de edital sobre a paralisação parcial, que também foi amplamente divulgada. As punições refletem uma política antissindical e autoritária da empresa, e são ponto da pauta de negociações.

Por esse motivo, até o fim do processo de negociação, a MGS se comprometeu em não aplicar novas advertências dessa natureza.

Demissões

Em janeiro/23, centenas de trabalhadores terceirizados que não passaram no processo seletivo da MGS foram demitidos. Em reunião ficou acordado entre a MGS e o Sind-REDE/BH a tentativa de construção de uma negociação com o Ministério Público para que se possa criar alternativas para que não haja demissão imediata para os mais de mil trabalhadores que não conseguiram passar nas provas realizadas pela empresa.