Compartilhe nas redes sociais
No dia 10/02, às 19h, foi realizada reunião virtual com as Direções de Escola e a Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH. Estiveram presentes 120 diretores.
Pauta da reunião:
- Excedência e reorganização da Educação Infantil
- Repasses e situação das Caixas Escolares (Contas bancárias e kits escolares);
- Campanha Salarial dos trabalhadores terceirizados;
- Campanha Salarial dos Concursados;
Após os informes e um amplo debate foram deliberados os seguintes encaminhamentos:
Educação Infantil
- Solicitar à Secretaria de Educação que envie um Projeto de Lei à Câmara Municipal com o objetivo de ampliar o quadro de professores, e que isso seja feito com urgência;
- Retorno dos trabalhadores (que assim desejarem) às escolas;
- Retomar a regência compartilhada.
- As Direções informarem à SMED, com veemência, a necessidade de que seja autorizado, pelo menos, mais um cargo de apoio à Coordenação por turno.
Repasse das Caixas Escolares
Foi informado, pelas direções presentes, que os valores da maioria dos repasses estão bloqueados e a SMED soltou uma nota dizendo que os Kits Escolares serão de responsabilidade das escolas.
Encaminhamentos
- Que Sindicato ajude na mediação da discussão sobre os recursos para aplicação dos planos de trabalho das escolas: saber sobre as rubricas; onde serão alocados os recursos.
- Valores e prazos de depósito de recursos (os valores não contemplam a quantidade de estudantes)
- Retorno de recursos do fundo rotativo para a escolas fazerem gastos emergenciais ou de demandas pequenas.
- Verificar e cobrar da SMED um posicionamento sobre a EM Carolina Maria de Jesus que até o momento não recebeu nenhuma verba da SMED
Campanha salarial dos terceirizados
Foi informado como estão as negociações entre os trabalhadores e a PBH e MGS. Haverá uma assembleia dia 12 e não houve acordo ainda entre as partes.
Encaminhamentos
- A escola deve fazer um bilhete informando às comunidades sobre a paralisação dos trabalhadores terceirizados e os problemas de funcionamento
- Escrever uma nota das direções de escolas, dando apoio aos trabalhadores terceirizados, pedindo uma rápida negociação e orientando contra ações antissindicais indicadas pela SMED/DIREs.
Campanha salarial dos concursados
Foi apresentada uma análise política do atual momento e a notícia que o governo Fuad/Damião só irá iniciar o debate sobre o reajuste em julho. Também foi apontada a necessidade de organização da categoria, inclusive participando das plenárias de representantes.
Encaminhamentos
- Construir reuniões mensais das direções de escola com o Sindicato, a próxima será na segunda semana de março;
- Garantir a participação dos representantes e que cada escola tenha o seu representante.
Outros pontos
Apareceram duas demandas:
- Trabalhadores eleitos nas funções de direção e vice, que tem vínculo com outra rede, estão com problemas relacionados à cessão deles ao município.
Encaminhamento: Verificar a situação junto à PBH. Muitas colegas já deixaram os nomes para serem verificada a situação, outros casos devem deixar o nome na recepção da entidade sindical telefone para serem encaminhados à diretoria
- O prazo para as direções encaminharem a documentação para as extensão de jornada venceu, mas o sistema SGE ficou fora do ar e impossibilitou o lançamento.
Encaminhamento: a diretoria pode intermediar a solicitação de extensão desse prazo para não prejudicar as direções e as companheiras que precisam de dobra.