Compartilhe nas redes sociais
No dia 06/02, aconteceu na sede do sindicato a plenária das professoras e professores aposentados da rede municipal de ensino de Belo Horizonte.
Avaliação do Ato de 24/01 Dia das Aposentadas e Aposentados
Foram apresentadas diferentes avaliações sobre o ato. Algumas considerações indicaram que a ação não teve efeito político nem contribuiu para o avanço na luta contra a perda de direitos. Outros avaliaram que o ato foi válido, destacando a dificuldade da data e a importância da campanha virtual. Houve reflexão sobre a necessidade de estratégias para unificação das lutas dos aposentados.
Encontro Nacional dos Aposentados da CNTE
O Encontro ocorre em Bento Gonçalves (RS), de 11 a 13 de fevereiro de 2025. Foram abertas sugestões sobre materiais a levar e contatos a estabelecer. Referendou-se as representantes que estão participando do evento.
Foi ressaltada a importância da participação no encontro e a reivindicação de um levantamento nacional sobre a Paridade e a carreira do professor nos municípios. Sugeriu-se uma mobilização em Brasília para pressionar pela ação da Paridade que tramita no STF. Será levado um documento abordando a conjuntura da região metropolitana de Belo Horizonte.
Campanha Salarial de 2025
Foi informado o calendário de ações, com plenárias em 13/02 e assembleia prevista para março. A Secretaria de Governo indicou que as negociações da Campanha Salarial só ocorrerão a partir de julho, o que foi avaliado como prejudicial pela dificuldade de mobilização da categoria no segundo semestre. Destacou-se a falta de avanços na luta dos aposentados nos últimos anos.
Encaminhamentos
Sugestão de convidar outras entidades para participar das plenárias e buscar unificação das lutas. Foi sugerida uma plenária específica para tratar dessa articulação. Propôs-se que todo material do Sind-REDE tenha informações específicas para aposentados. A próxima plenária ocorrerá em 13/03, com pautas sobre o retorno do encontro da CNTE, informe da campanha salarial e atividade de leitura.