Informação sobre o encerramento da Assembleia Geral dos Trabalhadores concursados, do dia 23/02

Uma pane nos sistema do Zoom, causado por uma instabilidade do sistema ou ataque hacker impossibilitou a realização de votações na assembleia.

Esclarecemos aos trabalhadores em Educação que a assembleia virtual dos trabalhadores em educação – Concursados, do dia 23/02, teve que ser interrompida devido a uma pane na plataforma Zoom ou ataque hacker da Assembleia. Durante o processo, quem estava operando as enquetes de votação perdeu o controle da operação. As enquetes iniciavam e se encerravam sem que houvesse comando do administrador.

Diante da impossibilidade de realizar as votações. A mesa decidiu por encerrar a assembleia.

A diretoria do Sind-REDE/BH está tomando as devidas providências junto à delegacia de crimes cibernéticos e à plataforma Zoom para tentar esclarecer o ocorrido. Em assembleia anterior, realizada no dia 15/02, já havia sido aprovada a realização de uma nova assembleia presencial, com paralisação total, no dia 08/03.

Por estes motivos, a mesa encerrou a assembleia e reafirmou a realização de assembleia no dia 08/03, em modalidade presencial, para discutir a proposta da Prefeitura e possíveis formas de mobilização.

Alguns trabalhadores levantaram a hipótese de que a própria diretoria do Sind-REDE/BH teria “derrubado” a assembleia diante da possibilidade de não ter a maioria da categoria votando nas propostas defendidas por ela. Essa hipótese não tem nenhum fundamento na realidade.

A diretoria cumpre seu papel de explicar as propostas apresentadas pela Prefeitura e os problemas existentes na mesma. Ela não escondeu e não esconde que vê necessidade de nos prepararmos para resistir diante de um ataque à carreira dos trabalhadores em educação, o que julga grave. No entanto, a decisão de aceitar ou não essa proposta é da categoria, nunca da diretoria.

É praticamente impossível, em assembleia virtual, prever os possíveis resultados de votação, por mais que surjam manifestações no chat, elas não expressam o percentual preciso dos participantes, que em sua ampla maioria ficam silenciosos. Um grupo de pessoas repetindo dezenas de vezes a mesma mensagem no chat não representa sequer 20 participantes.

A assembleia presencial será um espaço para todos, independente do que defendem, na qual todas as votações são explícitas, não havendo margem para dúvidas. Mais uma vez insistimos, precisamos da presença de todos na assembleia.

*Diretoria Colegiada do Sind-Rede/BH*