Governo Fuad recua e reforma da previdência não será votada em 2022

Vitória dos trabalhadores em educação que se mobilizaram no último mês contra as mudanças previdenciárias

Durante a tarde de hoje (21/11), trabalhadores em educação realizaram o Ocupa Câmara, em que representantes das escolas participaram de uma mobilização pelos corredores da Câmara Municipal de BH, visitaram gabinetes dos vereadores e uma comissão participou de uma reunião com o relator da PELO 05/22, Wanderley Porto (Patri).

Durante a reunião, o vereador informou que o prefeito Fuad decidiu não aprovar as mudanças previdenciárias neste ano, e que Fuad chamará as entidades sindicais para apresentar uma contraproposta. A decisão aconteceu em uma reunião entre o prefeito e o vereador Wanderley Porto, após solicitação feita pelo Sind-REDE/BH e demais entidades para que a PELO 05/22 fosse retirada. O Sind-REDE/BH reforçou sua posição contrária à Reforma da Previdência.

Mobilização dos trabalhadores

O recuo do governo Fuad acontece após forte mobilização das trabalhadoras e trabalhadores em Educação e demais categorias que lutavam pela paralisação da tramitação da PELO 05/22 e do PL 434/22, desde outubro/22, quando o projeto chegou à Câmara Municipal e foi aprovado a “toque de caixa” pela Comissão de Legislação e Justiça.

Tramitação da PELO 05/22 e do PL 434/22

O vereador Wanderley Porto assumiu compromisso de pedir prorrogação de três dias do parecer e ao término, a comissão especial vai prorrogar por mais 15 dias. Terminado esse segundo prazo, vão aprovar um pedido de diligência que vai durar 30 dias, com isso, a apreciação do parecer vai ficar para fevereiro/2023. Na Comissão de Administração Pública, onde o PL 434/22 está tramitando, o parecer também ficou para fevereiro/2023. A diretoria colegiada do Sind-REDE/BH vai continuar acompanhando a tramitação da PELO e do PL. Qualquer mudança a categoria será convocada.

Suspensa Assembleia do dia 24/11

Diante do recuo do governo Fuad, a diretoria do Sind-REDE/BH e os representantes das escolas votaram pela suspensão da Assembleia geral dos trabalhadores em Educação concursados, que estava prevista para o dia 24/11 (quinta-feira).

Confira as imagens do Ocupa Câmara