Escolas municipais vêm enfrentando problemas como as altas temperaturas

Prefeitura não se planeja para as mudanças climáticas que assolam o mundo todo.

A forte onda de calor que vem acontecendo em Belo Horizonte está atingindo diretamente as escolas municipais. Professores têm denunciado problemas como ventiladores que não funcionam, telhado de plástico gerando alto calor dentro das salas de aula e a exigência do uso de jaleco para os auxiliares de apoio ao educando.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as altas temperaturas iniciadas no dia 10 de novembro (sexta-feira), seguem com previsão de máxima de 37 graus até o dia 15 (quarta-feira) e a umidade relativa do ar deve ficar em 31%, sendo que a ideal é acima de 60%.

Com as mudanças climáticas e alta de temperaturas cada vez mais recorrentes no mundo, não é difícil que a Prefeitura de Belo Horizonte se planeje para esses períodos. É exatamente o que está faltando, de acordo com as reclamações da categoria.

Durante os últimos três anos, a PBH vem gastando recursos em obras que pouco acrescentam para as escolas. Além do planejamento, é necessário consultar a comunidade escolar, tendo em vista as reais necessidades de melhoramento dentro das escolas.

Pensar em soluções que melhorem e deixem os trabalhadores mais confortáveis é urgente. O verão e o calor estão apenas começando, e a tendência é que ondas de calor e alertas da Defesa Civil faça parte do nosso dia a dia.