Entidades realizam ato em memória aos dois anos do crime da Vale em Brumadinho

Manifestação acontece hoje, às 14h30 no memorial da Vale, na Praça da Liberdade

Mesmo depois de dois anos do crime ambiental da Vale em Brumadinho, as medidas de reparação tomadas pela empresas estão longe de serem suficientes para reparar a grande tragédia ambiental causada pelo rompimento da barragem de rejeitos da mina do Córrego do Feijão.

A sanha pelo corte de gastos e aumento das margens de lucro da Vale levou a irresponsabilidade de manter barragens acima de sua capacidade de funcionamento e sem a devida manutenção necessária. A atitude levou 272 pessoas a morte, deixou milhares de feridos e um rastro de destruição e soterramento por lama toxica, que trouxe graves danos ambientais e sociais a região.

Bombeiros trabalhando na localização de vitimas em meio à lama deixada pelo rompimento de barragem em Brumadinho. Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

A Vale tenta reduzir na Justiça as indenizações que tem que pagar ao Governo de Minas Gerais por compensação socioeconômica e por danos morais e materiais coletivos, aos moradores da região, que desde o rompimento da barragem vivem a luta permanente pelo direito a reparação de seus prejuízos e até mesmo por direitos básicos como o acesso à água potável e moradia.

Para lutar por esses direitos, diversas entidades e movimentos tem realizado uma série de atividades que buscam chamar a atenção para a causa dos atingidos. Além de protestos também serão realizadas atividades culturais, como o ato Político Cultural da Água, que integra a jornada de lutas do MAB e religiosas, como a II Romaria pela Ecologia Integral.

Com o tema “Do luta à luta”, a programação conta com lançamento de Pacto dos Atingidos, projeções no Córrego do Feijão, celebração de missa, vigília, realização de webinário e sarau virtual.

Em Belo Horizonte a Manifestação em solidariedade à Brumadinho acontece nesta segunda-feira (25/01) às 12h30, no memorial da Vale, na Praça da Liberdade. Os manifestantes pedem que todos que venham a participar utilizem máscaras, levem álcool em gel e respeitem o distanciamento social.