Em reunião com o Sind-REDE, diretores de escolas votam posição contrária ao PSS na Rede Municipal

Fala do Secretário de Educação, de que as direções de escolas eram favoráveis ao PSS, não refletiu a realidade.

Na última quarta-feira (16/08), mais de 80 diretores de escolas da Rede Municipal de Educação participaram de uma reunião virtual convocada pelo Sind-REDE/BH para debater a proposta da Smed em instituir a contratação de professores via Processo Seletivo Simplificado (PSS) e outros temas como o descongelamento dos direitos funcionais dos servidores e o processo de municipalização de escolas de ensino fundamental da Rede Estadual de Educação.

A fala do secretário Charles Diniz de que as direções das escolas de BH são favoráveis ao PSS na educação, não refletiu o posicionamento dos mais de 80 presentes na reunião. Com apenas uma abstenção, todos os diretores votaram contra o PSS como alternativa para a falta de professores na Rede. Assim como os representantes de escolas e a diretoria colegiada do Sind-REDE/BH, os diretores entendem que o PSS representaria uma quebra na carreira da Educação.

Alguns diretores reforçaram a necessidade do Sindicato realizar esse tipo de debate, para que os auxiliem na construção de uma visão mais crítica sobre as políticas indicadas pela PBH. Principalmente aquelas que são aplicadas pelo executivo, sem sequer terem sido discutidas com os trabalhadores em educação, que estão nas salas de aula, ou com as coordenações.

Alguns diretores afirmaram que, muitas vezes, a falta de espaço para o debate e a existência de problemas emergenciais faz com que as soluções rápidas apresentadas pela SMED sejam acatadas sem muita discussão. Por isso, reforçam a necessidade de mais visitas do Sind-REDE às escolas, bem como a possibilidade de reorganizar o grupo para que a maioria dos diretores tenha acesso às informações. Também foi levantada a necessidade de fazer valer a gestão democrática nas escolas e mobilizar os trabalhadores para que possam defender os serviços e servidores públicos.

As direções de escola também se comprometeram a ajudar na mobilização do grupo para a participação na Assembleia do dia 22/08/2023.

Alguns encaminhamentos sobre o PSS e demais pontos:

•  Os diretores são contrários ao PSS;
  •  As direções ajudarão no processo de mobilização dos trabalhadores para o dia 22/08/2023 por serem também professores municipais e compreenderem o problema por trás do PSS;
  •  As direções acham prudente avaliar a nossa mobilização e depois construir outras estratégias, caso o secretário Charles Dinis e o prefeito Fuad sigam com a proposta do PSS na educação;
  •  As direções solicitaram o envio dos documentos referentes à minuta e o projeto de mudança na lei orgânica, para terem a informação de todo o documento.
  •  As questões polêmicas trazidas pela SMED nas reuniões com os diretores devem ser discutidas também com o Sindicato, visando auxiliar as direções no pedido e esclarecimento junto a SMED e, sempre que preciso, na mobilização dos trabalhadores em educação.
  •  Agendar reunião com a pauta específica dos terceirizados.

Cabe destacar que o Sind-REDE/BH tem feito reuniões mensais com as direções de escola no formato virtual e a noite (decisão do próprio segmento), visando fortalecer o princípio da gestão democrática da Rede Municipal de BH. Esse fórum tem se tornado um espaço de escuta para estes trabalhadores, que estão provisoriamente em cargos de gestão na escola, mas que também são atacados pela PBH.

Assim, resgatar o princípio da gestão democrática e o vínculo com toda a comunidade é uma estratégia para enfrentar a sobrecarga de trabalho e cobrança colocada neste segmento, que faz parte do conjunto de trabalhadores da Rede, representados pelo Sind-REDE/BH.