Em reunião com Corregedor e Secretário da PBH, Sindicatos pedem mudança no Estatuto do Servidor

Reunião articulada pelo vereador Bruno Pedralva (PT) apresentou as demandas dos servidores sobre o tema

Na última terça-feira (02/05), o Sind-REDE /BH e outras entidades representativas do serviço público municipal se reuniram com o secretário municipal de Planejamento André Reis e o subcontrolador de Correição do município Daniel Martins e Avelar. A reunião foi articulada pelo vereador Bruno Pedralva (PT) e teve como foco o problema do assédio moral na Rede Municipal de BH.

As entidades expuseram os danos causados pelo assédio moral nas relações de trabalho em todos os setores da Rede Municipal, que têm levado ao aumento das denúncias nos sindicatos e também ao adoecimento e afastamento dos servidores.

Também foi entregue pelos sindicatos uma proposta de alteração no texto do estatuto do servidor, especificando as modalidades de assédio como critérios a serem observados pelos servidores, com o intuito de tornar o texto mais claro e efetivo.

O subcontrolador elogiou a proposta e propôs uma aproximação entre a corregedoria e os sindicatos, para garantir que as vítimas possam denunciar o assédio dentro dos processos legais e passíveis de investigação. Ele pediu que as entidades aguardassem o mês de junho para conhecerem a política de prevenção que está sendo construída pela Corregedoria e se colocou à disposição para participar de encontros com as entidades, enfatizando a importância da formação como uma ferramenta de prevenção ao assédio moral.

As entidades também solicitaram aos representantes da Prefeitura a realização de uma campanha institucional contra o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.