Em nova assembleia, trabalhadores em Educação de BH decidem pela continuidade da greve

Além das pautas reivindicadas, categoria exige o afastamento da secretária de educação, Ângela Dalben

Os trabalhadores em Educação concursados da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte realizaram nova assembleia na tarde de hoje (29), na porta da Prefeitura em que foi votada pela continuidade da greve. A categoria deliberou também um pedido de afastamento da secretária de Educação, Ângela Dalben.

A categoria entende que diante da falta de nova proposta da Prefeitura e a violência sofrida pelos professores, no dia 25, a greve deve ser mantida e as pautas do pagamento do piso salarial da Educação, garantindo ganhos reais, e pela não destruição da carreira, mantendo os níveis.

Na assembleia a categoria também exigiu a saída da Secretária de Educação Ângela Dalben do governo. A fala da secretária, criminalizando os professores que sofreram agressão na sexta-feira causou uma revolta que, somada às falas anteriores e a política autoritária, explodiu na exigência da saída da Secretária. Vários “Fora Dalben!” foram entoados durante à tarde.

Outro ponto  levantado foi a grande paralisação das Escolas Municipais e EMEI’s que já chega a 93%. Foi lido durante a assembleia um manifesto assinado por mais de 70 escolas da Rede Municipal. O Sind-REDE vem recebendo várias manifestações de apoio à greve e de repúdio a violência sofrida pelos professores.

O Sind-REDE tem uma reunião agendada, amanhã (30) com a PBH. E, no dia 31 (quinta-feira), um encontro com o prefeito Fuad Noman e alguns deputados estaduais.

Ficou marcada uma nova assembleia para o dia 1º de abril (sexta-feira), onde serão decididos os próximos rumos da greve da Educação.

CALENDÁRIO DE GREVE

30/03 (quarta-feira)

• Visita às Escolas – Organizadas a partir das reuniões regionais após a assembleia.

31/03 (quinta-feira)

•10h – Reunião com aposentados (virtual).

•14h, na Praça 7 – Debate público sobre a violência policial sofrida pelos professores. Colocaremos um telão para exibir algumas imagens da agressão sofrida na sexta (25/03).

• Após debate público – Comando de Greve.

01/04 (sexta-feira)

• 14h – na Porta da PBH (Av. Afonso Pena, 1212) – Assembleia de Greve dos Trabalhadores em Educação Concursados.

Encaminhamento sobre o Tempo de Planejamento – No próximo comando serão feitos encaminhamentos.

Confira as fotos: