Em assembleia, trabalhadores em educação aprovam indicativo de greve

Indicativo acontece em meio a luta dos servidores municipais contra a aprovação da reforma da previdência

Em Assembleia lotada realizada na tarde de hoje (01), na Praça da Estação, trabalhadores em educação aprovaram indicativo de greve para a próxima assembleia que acontecerá no dia 09/11. Durante a assembleia foram apresentadas as principais mudanças na aposentadoria dos servidores municipais com a reforma da previdência proposta pelo governo Fuad.

A reforma da previdência retira direitos dos trabalhadores, principalmente das mulheres que terão que trabalhar até sete anos a mais, enquanto os homens terão que trabalhar mais cinco anos. Além disso, reduz de forma considerável o salário de aposentadoria e modifica regras como a pensão por morte. De acordo com essa proposta, muitos trabalhadores nem vão conseguir se aposentar.

A diretoria do Sind-REDE/BH chamou atenção para o fato dessa reforma ter sido apresentada no período conturbado das eleições de 2022 e a pressão da aprovação não condiz com o tempo que o governo teve para apresentar tal projeto.

Outro problema apontado é a falta de diálogo do governo Fuad/Kalil com os trabalhadores, em que propôs o projeto de lei 434/22 de forma unilateral, excluindo os servidores municipais da construção do PL.

Categoria em luta
Os trabalhadores em educação já sofreram com cortes e direitos retirados, principalmente com a campanha salarial deste ano. Agora surge essa reforma que apunhala a categoria.

Após a assembleia, os trabalhadores seguiram em caminhada até a porta da prefeitura em protesto contra a reforma da previdência.

Foi aprovado, também, na assembleia o calendário de mobilizações para a próxima semana, onde pode ser votada a greve da educação.

Calendário de Luta

04/11 (sexta-feira)
Plenária de Representantes dos Trabalhadores em Educação Concursados
Manhã: 08h30 | Tarde: 14h | Noite: 19h – No Sind-REDE/BH

07/11 (segunda-feira)
Audiência Pública
às 09h – Na Câmara Municipal de BH (Paralisação Total)

08/11 (terça-feira)
Comissão de Administração Pública – votação do projeto
(horário a confirmar) Convocação dos Representantes

09/11 (quarta-feira)
Assembleia Geral dos Trabalhadores em Educação Concursados
às 09h – (local a confirmar)

10/11 (quinta-feira)
Apresentação do estudo do Ilaese sobre a reforma da previdência da PBH
às 19h – Na Faculdade de Direito e ao vivo no YouTube e Facebook.