Discussões e encaminhamentos das Plenárias de Representantes dos Trabalhadores em Educação Concursados (24/05)

Confira as deliberações da Plenária de Representantes que discutiu calendário de reposição, sistema de monitoramento; andamento do PL de reajuste na CMBH e ampliação dos convênios com OSCIPS.

As Plenárias de Representantes dos Trabalhaores em Educação Concursados aconteceram no dia 24/05 nos três turnos, manhã, tarde e noite. Os itens da pauta foram: o calendário de reposição; sistema de monitoramento; andamento do projeto de reajuste na Câmara; ampliação dos convênios com OSCIPS para reforço escolar e a campanha de filiação de 2022.

Calendário de Reposição

Após reunião entre SMED e Sind-REDE/BH, a Prefeitura divulgou no dia 12 de maio novas orientações para construção do calendário que flexibilizou parcialmente as regras para a reposição, mas manteve problemas. O Sindicato voltou a questionar, dessa vez  junto ao RH que solicitou o envio dos problemas encontrados. O Sind-REDE fez um ofício e enviou cobrando especialmente a liberação de mais sábados. Os representantes discutiram que na maioria das escolas o calendário já foi enviado e aceito e as reposições já começaram. Algumas escolas ainda estão com problemas e foi orientado que sigam enviando o calendário discutido pelo grupo grevista, insistindo no melhor formato para a comunidade daquela escola. O Sind-REDE irá acompanhar os casos que ainda apresentarem problemas.

Ampliação das OSCs na Educação de BH

Foi relatado e discutido a ampliação do escoamento de dinheiro público para a iniciativa privada e o sucateamento da Educação. Terceirização ilegal da função do professor e outros, conforme matéria publicada aqui

Encaminhamentos:

Campanha contra as OSCs nas comunidades com:

• Carros de som
  • colagem de cartazes.
  • Panfletagem no centro da cidade
  • Denúncia nos órgãos responsáveis.
  • Ação judicial.
  • Audiência Pública na CMBH sobre o tema.
  • Atividade virtual à noite para debate, esclarecimentos e alerta à categoria.

Sistema de Monitoramento

Campanha de envio de e-mails para  cpg.smed@edu.pbh.gov.br questionando a existência e sentido desse sistema. Debate nas escolas sobre a construção do boicote ao Sistema de Monitoramento.

PL do Reajuste

O PL do reajuste recebeu o número 338/22 e a Diretoria do Sind-REDE/BH já acompanha e articula a apresentação das emendas discutidas na categoria. Os representantes devem ficar atentos à tramitação e será necessária a mobilização da categoria para pressionar pela aprovação das emendas e do PL como um todo. Veja a matéria abaixo.

COVID-19

Houveram relatos de escolas com muitos casos de COVID-19 e sem nenhuma ação de liberação de turmas ou algum tipo de controle. O encaminhamento dado para essa questão foi a cobrança por parte do Sindicato junto à SMED e ao governo, a fim de que se posicionem sobre o tema e sobre quais ações as escolas devem tomar para suspenderem as aulas quando necessário.