Diretoria Colegiada do Sind-REDE divulga carta com posicionamento sobre 2º turno das eleições 2022

A Diretoria do Sind-REDE se posiciona pelo voto em Lula no dia 30 de outubro de 2022, e ressalta que, a entidade sindical se manterá na defesa da autonomia e da independência diante de qualquer governo, bem como na defesa incondicional das reivindicações pautadas pela categoria.

Carta pública da Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH sobre o segundo turno da eleição presidencial: para derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas, orientamos o voto em Lula!

Diante da análise da conjuntura vivida no país, a Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH torna pública a toda a sua base de representatividade a posição consensual sobre o segundo turno do processo eleitoral para Presidência.

A nossa entidade foi constituída pelo princípio de independência política diante de qualquer governo e pela defesa incondicional dos direitos das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte.

Construímos unidade com as diversas organizações de classe do setor público e privado contra a retirada direitos implementada pelo governo Bolsonaro e Mourão. Incorporamos as várias caravanas nacionais e movimentos locais contra a Reforma da Previdência e contra a Reforma Administrativa.

Também compusemos o movimento Fora Bolsonaro diante das constantes ameaças às liberdades democráticas praticadas pelo presidente Jair Bolsonaro, que reivindica publicamente a ditadura militar.

Ao longo do processo eleitoral, Bolsonaro reiteradas vezes manifestou a possibilidade de desrespeitar os resultados das urnas eletrônicas, sem apresentar qualquer tipo de prova que constatasse tal acusação.

É preocupante a intensificação das ameaças golpistas e a incitação da violência política. Durante o governo Bolsonaro se ampliou o assassinato dos povos indígenas, a perseguição de ativistas e pesquisadores e o desmonte de órgãos públicos de proteção ambiental. Além de seus inúmeros posicionamentos machistas, racistas, xenofóbicos e LGBTfóbicos.

O governo Bolsonaro e Mourão é marcado pelos constantes ataques aos direitos da classe trabalhadora, à falta de ampliação do investimento em educação pública, ciência e tecnologia, pelo incentivo à destruição ambiental. Além da sua condução desastrosa e criminosa no combate à pandemia do COVID-19, que levou à morte quase 700 mil pessoas.

Tradicionalmente, nossa entidade sempre buscou construir nossas posições com a base, mas diante da gravidade do cenário atual e da compreensão de risco real que pode ser causado pela eleição da chapa Bolsonaro/Braga-Netto às liberdades democráticas, à existência das entidades sindicais e de que é necessário e urgente derrotá-lo nas urnas, a Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH se posiciona pelo voto em Lula, no dia 30 de outubro de 2022.

Ressaltamos que a nossa entidade sindical se manterá na defesa da autonomia e da independência diante de qualquer governo, bem como na defesa incondicional das reivindicações pautadas pela categoria.

Belo Horizonte, 18 de outubro de 2022.