Confiram os encaminhamentos da plenária de representantes (concursados) do dia 30/08/23

Mais de 70 representantes participaram da reunião que aconteceu em dois turnos na sede do Sind-REDE/BH

Seguindo o calendário de mobilização deliberado na última assembleia da categoria, os representantes dos trabalhadores em Educação da Rede Municipal (concursados) se reuniram em plenárias nesta quinta-feira (30/08), nos turnos da manhã e da tarde, na sede do Sind-REDE/BH. No total, 72 representantes de Emeis e Emefs participaram da reunião. Hoje (01/09), no turno da noite, os representantes da EJA também se reunirão em plenária, de forma virtual. Confira abaixo os encaminhamentos da reunião:

Propostas apresentadas e votadas sem destaque:

1. Próxima Assembleia: Por unanimidade os representantes decidiram adiar a realização da próxima assembleia que estava marcada para o dia 14/09/2023. Ficou decidido que a Diretoria Colegiada será responsável por avaliar o melhor momento e mobilizar a categoria para participar. Mantendo o calendário de mobilização.
  2. Convocar atos com representantes para as pautas nacionais e estaduais, como os projetos de privatização da Cemig e da Copasa de Zema e o projetos que retirem direitos dos trabalhadores.
  3. Valorizar mais na imprensa a Vitória da categoria contra o PSS.
  4. A Diretoria deve ajudar a Educação Infantil a pensar a organização das reuniões pedagógicas.
  5. Participar do ato na EMEI Sagrada Família no sábado (02/09), às 9h. As escolas devem enviar representantes, enviar cartazes, vídeos e fotos e exigir punição do vereador Wilsinho da Tabu (PP).
  6. Também foi proposto um ato na Câmara Municipal de BH, tendo em vista os projetos e ações que tem impactado as escolas. A diretoria colegiada deve encaminhar essa demanda em diálogo com os outros movimentos da cidade.
  7. A Diretoria deve agendar a primeira reunião do grupo de convivência escolar e enviar os ofícios para a Smed.
  8. Encabeçar, junto com as Centrais Sindicais, a luta pela revisão da tabela de imposto de renda.
  9. Campanha salarial: reajuste do piso na carreira, somada às perdas no governo Kalil/Fuad. Índice de 26,93%+reajuste de janeiro de 2024.
  10. Que a diretoria colegiada encaminhe uma política contra o desconto em folha de quem, na reposição de greve, estava de atestado e teve seu salário descontado.
  11. Pedir, novamente, um posicionamento da Smed sobre o documento do TRE, relativo as compensações por serviço eleitoral.
  12. Fim das turmas flex na Educação Infantil e volta do intermediário
  13. Fazer o levantamento dos professores recém admitidos e iniciar uma campanha de aproximação do sindicato, divulgando a história e conquistas do Sind-REDE/BH.
  14. Fazer materiais para serem distribuídos em espaços culturais contra os vereadores que propõem e votam projetos contra a Educação
  15. Criação de um fundo de greve, para dar segurança financeira nas mobilizações.
  16. Realizar uma reunião específica com a Educação Infantil.