Boletim Virtual da Assembleia Geral dos Trabalhadores em Educação Concursados – 05/05

Organização, informes e encaminhamentos para a Assembleia Geral dessa quarta-feira, 05/05, às 9 horas

Proposta de Pauta –
(2h20 de assembleia com os devidos atrasos. Propostas de teto 11:30)

1 – Saudações – 15 min
1 – Informes – 21 min
1.1 – PL 5595/20 – tramitação
reforma administrativa (5 min)
1.2 – Quadro de Greve (3 min)
1.3 – Terceirizados – (3 min)
1.3 – Questões gerais sobre a greve, movimentações prefeitura e ações do Comando. (10 min)

2 – Avaliação do comando – 6 min

3 -Avaliações e propostas – (1h – considerando atrasos de dificuldade técnica)
15 avaliações – 45 min

4 – Encaminhamentos – 40 min
(Propostas encaminhadas da reunião dos trabalhadores da Educação Infantil e Comando de Greve)
4.1 – Continuidade da Greve X não continuidade da Greve
(proposta do Comando e da reunião da Educação Infantil é a continuidade da Greve)
4.2 – Aprovar uma campanha Fora Ângela x Campanha de denúncia da Ângela
4.3 – Manter o lançamento do ponto como teletrabalho e escrever na observação greve sanitária.
4.4 – continuar realizando o teletrabalho e o contato com a comunidade. Os grevistas devem procurar manter contato de WhatsApp e telefone com os pais e estudantes independente se permanecem ou não nos grupos oficiais das escolas. Caso não consigam fazer isso devem se informar se tem canais virtuais comunitários que possam utilizar e independente de como façam se forem retirados dos grupos virtuais devem continuara a enviar às direções e-mails com as atividades aos estudantes e preencher as planilhas de trabalho.
4.5 – Fazer o levantamento via questionário do quantitativo de crianças atendidas presencial x remoto? Para demonstrar à população que com o teletrabalho estamos atendendo a maioria das crianças.)
4.6 – Exposição virtual dos trabalhos durante a pandemia.
4.7 – Incluir no dossiê entrevistas e “falas” sobre o descaso da secretária de educação com a vida dos trabalhadores em educação, alunos e comunidade, falas negacionistas denunciar nos direitos humanos, conselho de ética das câmaras legislativas, comissões de direitos humanos e outros
4.8 – Pedir direito de resposta na Band News (fala do dia 03/05 da Ângela)- já esta sendo encaminhado.
4.9 – Dar resposta ao ataque da Ângela na rádio. Dois pontos: responsabilização da pessoa – contaminada como se não houvesse tomado cuidado e que ela está na torcida pela não contaminação. (já esta sendo encaminhado)
4.10 – Construir materiais que contraponham as falas de Kalil. Já está sendo providenciado.
Protestar presencial contra o corte do salário, vacina e manutenção do teletrabalho (sexta)
4.11 – Aproveitar este canal de comunicação, formulário de sugestão do plano de metas 2021-2024 para pedir unificação da nossa carreira e prioridade na vacinação. O formulário ficará aberto até o dia- 30/05. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdKA9wZUusdYwliqOusB9bwQsfyE9PK4p2zKgF47U4VlE4nfg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&gxids=7628
4.12 – Fazer um manifesto virtual com as famílias que desejam que o nosso teletrabalho continue.
4.13– Refazer a carta a comunidade para que a mesma possa ser encaminhada por todos os Trabalhadores em Educação inclusive do fundamental.
4.14 – Realização de vistoria virtual e física nas escolas para fazermos um quadro dos problemas localizados por escola.

Proposta de Calendário:

Dia 06/05
14h – Reunião do Comando de Greve
17h30 Live – Apresentação dos Resultados da Consulta Pública do Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais (FEPEMG) sobre Retorno Presencial às aulas em Belo Horizonte. Analise da Silva – Coordenadora do FEPEMG – ação conjunta com o SinproMG
19h – Assembleia virtual trabalhadores terceirizados

DIA 07/05

10h – Praça 7 – Ato contra o corte de ponto, corte de dobras, excedências, em defesa da vida pela manutenção do ensino remoto. (pequena passeata com distanciamento até a Porta da Prefeitura).

Envio de carta a comunidade pelos trabalhadores via redes sociais

08 e 09/05 – Carro de som e colagem de cartazes nas comunidades.

DIA 10/05
14h – “Twitaço” – todos devem criar um Twitter de hoje até segunda e as 14h twitar as seguintes #escolasfechadasvidaspresrvadas #embhagreveéemdefesadavida #kalilescolasabertaséinfanticído.
14h – reunião com os trabalhadores da educação infantil
18h30 Encontro com responsáveis pelos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte – Orientação – Devemos ver nas escolas pais que desejam participar dessa reunião. Os trabalhadores em educação devem entrar em contato pelos telefones, para pegar o link da reunião e repassar aos interessados em participar, por questões de segurança o comando não acha prudente divulgar o link. Para podem enviar a solitação do link para qualquer membro do comando ou para o WhatsApp – 9212-2667

DIA 11/05
9h – Protocolar no MP com faixas e etc. dossiê com denuncia das condições de reabertura das escolas até aqui.
14h – assembleia geral dos trabalhadores concursados.
Toda a semana – com orientação específica – campanha contra o Pl5595/20 e pela inclusão digital dos estudantes e trabalhadores e campanha contra a reforma administrativa.

Orientações importantes:
1- Todo caso de Covid-19 deve ser relatado ao comando por escrito, nome da pessoa contaminada, concursado ou terceirizado, estudantes, escola, data, situação da escola com retorno presencial, sem retorno presencial. Temos um formulário para tal disponível no site.
2- O caso de escolas em que trabalhadores pegaram dobras deve ser denunciado ao comando, até amanhã vamos disponibilizar os telefones. Escola, direção e nome do trabalhador que aceitou a dobras. Essa não é uma atitude a ser tolerada.
3 – Todos que tiveram a perícia negada, e já tiver passado pela última instância recursal, gerencia de saúde (casos de comorbidades devem preencher relatório que estará disponível no site e divulgado até sexta feira)

Respostas e encaminhamentos às dúvidas ainda não abordadas nos encaminhamentos

1- A greve é legal. Legalmente a prefeitura não pode considerar estes dias como falta comum, não chegou a nós nada oficial da prefeitura em relação a isso, as mensagens escritas mesmo que não oficiais também não tratam disso.

2 – Mesmo que coloquemos no ponto teletrabalho, legalmente a prefeitura não pode considerar a falta como falta comum estamos em greve.

3 – Dificilmente vamos evitar que as turmas pré-estabelecidas para as professoras grevistas não sejam convocadas, ainda assim não é verdade que todos os estudantes irão as escolas então não há forma da prefeitura dizer que não existe possibilidade de validar o trabalho remotos, ou em último caso de realizar reposição. Ela pode tomar essa decisão política e administrativa, mas a possibilidade legal existe.

4 – A Prefeitura pode cortar o ponto mas não é obrigada a fazê-lo, parte da nossa luta é reverter o corte.