Boletim virtual para reunião de Representantes (Concursados) 17/11

A reunião de representantes acontece nos nos 3 turnos. Para participar da reunião é necessário se inscrever antecipadamente

A reunião de representantes acontece nos turnos da manhã, tarde e noite e tem o tempo estimado de 2 horas de duração. Para participar da reunião é necessário se inscrever antecipadamente, escolha o turno e se inscreva abaixo:

Informes (50 min)

1- Ato Fora Bolsonaro 20/11

O ato é uma unidade da pauta da luta contra o racismo e do Fora Bolsonaro, até porque são pautas que se somam. Concentração as 15h, na Praça da Liberdade. Lembramos que os cuidados sanitários permanecem sendo muito importantes. (3 min)

2 – PEC 32

As mobilizações em Brasília e as campanhas no Estado, na base dos deputados, permanecem. Até o momento fomos bem sucedidos, mas não dá para arrefecer. (3 min)

3 – PEC 23 – PEC dos precatórios

Trata-se de uma PEC que regulamenta o pagamento de precatórios devidos pelo Governo Federal. A regulamentação permite que o governo enrole no pagamento dessas dividas, que já são muito enroladas. Se aprovada terá consequências diretas para a educação em função dos precatórios do FUNDEF. (Ver no informe sobre os recursos do FUNDEB). A PEC foi aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados e agora segue para o Senado Federal.

O governo está jogando pesado dizendo que este é o recurso para pagar o Auxílio Brasil – programa que irá substituir o Bolsa Família. Claro que isso é um engodo. A compra de deputados rolou solta para aprovação desta PEC.(3 min)

4 – Terceirizados

Confira os informes na matéria abaixo:

5 – Atividade EJA

sobre a crise energética – o grupo de debate da EJA está organizando um debate com o SindiEletro, par trabalhadores e estudantes sobre crise energética. A ideia é que as escolas se organizem no noturno para assistirem o debate em tempo real. Possivelmente será dia 23, divulgaremos em breve o convite – (2 mim )

6- Perícia Médica

Estamos encaminhando junto com demais entidades documento e ações em relação ao tema. Precisamos fechar um dossiê, muito importante a categoria preencher o formulário, no botão abaixo: (2 min)

7- Eleição de diretores

Mais uma vez a SMED rompeu acordos e elaborou um “manobra” para garantir a possibilidade de terceiro mandato para alguns, não considerar indicação como um mandato e considerar a situação das EMEIS a partir da última eleição. O Sind-REDE impetrou um mandato se segurança contra isso, visto que a categoria se posicionou em vários momentos contrário ao terceiro mandato. (Até o momento que fechamos este boletim ainda não havia resposta judicial do mandato).

Estamos terminando uma pequena cartilha que será divulgada até o final da semana, além da edição de um vídeo do debate que realizamos com a educação infantil sobre o tema. (2 min)

8 – Respostas da SMED as questões apontadas pela categoria.

Confira os documentos (6 min):

9- Campanha de denuncia

Cartazes, Cards, rádio – Veiculação próxima semana. Vamos fazer novas peças usando a propaganda da TV. Tipo onde está o anunciado?

Categoria precisa ajudar a repercutir. (3 min)

10- Proposta de ação dia 25 de novembro.

Dia de luta pela não violência contra as mulheres. A ideia é fazermos uma atividade conjunta com o movimento de mulheres, que trate também, em algum momento, da violência institucional e psicológica imposta por Kalil. Para isso precisamos de pelo menos 20 pessoas. Temos de ver quem pode. Ação de 16h30 às 18h30) mais ou menos. (3 min).

11- Informe sobre situação do FUNDEB em BH e demais recursos da educação

• Informe será dado pelo Ilaese (15 min)
  • Confiram os esclarecimentos na publicação abaixo.

Avaliação e propostas – 40 min

• Debate da categoria

Encaminhamentos – 30 min.

1. Definição se a próxima assembleia será presencial ou virtual
    • Presencial X Virtual
  2. Próxima Assembleia
    • com paralisação x sem paralisação
  3. Horário próxima assembleia.
    • Dia X Noite
    • Está votação estará prejudicada caso a assembleia seja presencial. Pois seguindo o rodízio, ela será pela manhã.
  4. Avaliação da resposta da SMED sobre a planilha de monitoramento
    • Continuamos o boicotes das planilhas relativas a 2021 para que hajam maiores avanços x não continuamos o boicote.
    • Sobre as planilhas de 2020 não há orientações diferentes portanto permanece a votação da assembleia
    • Sobre 2021 um encaminhamento possível é a reunião de Representantes apresentar a necessidade de mais avanços, fazer o debate nas escolas e avaliamos na assembleia do dia 30.
  5. Dia 25 precisamos ter os nomes de quem pode participar.
    • Quem puder colocar o nome no chat.
  6. Sobre Fundeb
    • caso haja sobras a reivindicação é que seja passada integralmente aos trabalhadores em educação de conjunto. Para tal, o Sind-REDE/BH fica autorizado a convocar paralisação e manifestação.
  7. Enviar novo ofício à Prefeitura dando destaque a este elemento no que diz respeito a campanha salarial
    • Já consta em nossas reinvindicações, mas enviar solicitação de negociação em separado sobre o tema.