Boletim Caixa Escolar e Demais Terceirizados 01-09-2017

Logo após os boatos de demissão dos trabalhadores e das trabalhadoras do Caixa Escolar se confirmarem iniciamos o processo de […]

7de2d529-68ea-4a48-b416-6e406e499acc - CópiaLogo após os boatos de demissão dos trabalhadores e das trabalhadoras do Caixa Escolar se confirmarem iniciamos o processo de mobilização. Não é demais lembrar que “a secretária de educação em reunião com o sindicato anunciou que os Caixas Escolares não farão mais contratação de pessoal.[…] A mudança começa no final do ano com a demissão de todos que trabalham nas UMEIs, e só não se estendem para as escolas municipais agora, pois não tem dinheiro para o acerto de todos. O governo diz que é de ‘bom senso’ recontratar as mesmas pessoas nas futuras empresas, mas não dá nenhuma garantia que todos serão recontratados. Além disso não há nada certo para qual empresa os trabalhadores irão” (Boletim Informativo de Agosto de 2017).

Nosso primeiro passo após lançarmos o Boletim Informativo de Agosto foi convocar a plenária de representantes no dia 23 de agosto para tratarmos deste descaso com os trabalhadores terceirizados da educação municipal. Após a plenária, com presença expressiva destes pais e mães de família, saímos em caminhada pela Avenida Afonso Pena até a porta da Prefeitura para manifestar nossa indignação. Antes da plenária havíamos solicitado uma reunião com o prefeito ou o vice-prefeito para que nos escutassem e garantissem a recontratação destas pessoas. Contudo não fomos atendidos. Antes de serem eleitos estes políticos prometeram tratar a educação com carinho e foi esse o “carinho” que tivemos! Nem nos escutaram!

Essa semana a Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH fez uma blitz durante a inauguração do Hospital do Barreiro, onde o secretário de Governo e vice-prefeito Paulo Lamac estaria, para pressionar para receber o Sindicato. Nosso pedido de reunião foi feito e ficaremos em cima para defender nossos direitos

Diante disso devemos manter o estado de alerta, para defender o emprego ainda mais com a aprovação da Lei de Terceirização e a Reforma Trabalhista que podem precarizar ainda mais a situação destes trabalhadores.

Vem aí o 12º Congresso do Sind-REDE Carolina Maria de Jesus

Durante muito tempo foi negado o direito de organização dos trabalhadores terceirizados da educação municipal. Com o reconhecimento do Sind-REDE por parte dos trabalhadores do Caixa Escolar é preciso dar um passo adiante. É chegada a hora participar nas mudanças dos rumos do nosso sindicato! O congresso é a instância máxima de decisões e o momento em que os filiados  direcionam os caminhos da nossa entidade sindical. Neste congresso escolhemos homenagear Carolina Maria de Jesus, mulher negra, escritora, moradora de periferia, que catava papel para sobreviver! Carolina Maria de Jesus é um exemplo de luta para todas e todos trabalhadores. O preconceito racial que Carolina sofria dizia que ela jamais conseguiria escrever livros, por ser mulher negra e moradora da periferia. Carolina Maria de Jesus venceu esse preconceito! Assim como a história desta guerreira é rica, a história dos terceirizados da rede municipal também é! Vamos aos debates! Participe!

Para participar você deve discutir com todos os trabalhadores da escola, concursados e contratados. A cada 10 trabalhadores que participarem da eleição 1 delegado é eleito. Se caso houver fração no número de trabalhadores participantes da eleição a escola ou Umei terá direito a mais um delegado (Exemplo: 11 trabalhadores dá direito a 2 delegados, 21 dá direito a 3, 31 dá direito à 4 e assim por diante.)

Para eleição os nomes dos trabalhadores deverão constar em ata e deverá ser preenchida a folha de inscrição (esses documentos foram enviados nesse malote). Tudo deverá ser enviado ao Sind-REDE/BH por fax (32129044),ou scanner no e-mail (xiicongressodarede@gmail.com) ou foto no whatsapp (988141415) até o dia 22 de setembro.

A participação no congresso vai além da presença nas discussões. É possível participar escrevendo textos e teses para contribuir com o avanço das lutas do nosso sindicato. Mais informações no regimento do congresso.

De 28 à 30 de setembro

28 de setembro no Sind-REDE/BH, Avenida Amazonas, 491, 10º andar.

29 e 30 Hotel Financial, Avenida Afonso Pena, 571.

Liberação para participação no XII Congresso da Rede:

O acordo coletivo prece a liberação de um representante por escola e um por UMEI. Solicitaremos a liberação desse representante para essa atividade sindical. As escolas e UMEIs poderão eleger mais pessoas para participar conforme regimento do congresso, mas deverão negociar internamente essa liberação. Caso necessitem de apoio entre em contato com o Sind-REDE/BH.

3º Congresso da CSP-Conlutas

O Sind-REDE/BH faz parte de uma importante central sindical que é a CSP-Conlutas. Nossa central tem sido importante na luta dos trabalhadores contra a retirada de direitos que todos os governos tem realizado. Não podemos esquecer o papel fundamental que a CSP-Conlutas teve na manifestação em Brasília no dia 24 de maio que levou os manifestantes a resistirem e lutarem contra a repressão da PM e Força Nacional. Em outubro, nos dias 12, 13, 14 e 15 acontece o 3º Congresso da CSP-Conlutas. Será um momento fundamental para avaliação das ações realizadas pela central sindical, assim como definir as orientações e ações futuras. A participação dos trabalhadores do Caixa Escolar é fundamental devido aos grandes ataques como a Lei de Terceirização, Reforma Trabalhista já aprovadas.

O congresso será realizado na cidade de Sumaré no estado de São Paulo e os delegados eleitos terão suas inscrições custeadas pelo Sindicato. Em breve mais informações.