Movimento negro realiza ato contra o racismo

O protesto foi motivado pelo brutal assassinato de um homem negro de 40 anos, covardemente espancado até a morte por seguranças do supermercado Carrefour em Porto Alegre

Nesta sexta feira (20/11), Dia da Consciência Negra, aproximadamente 200 pessoas se reuniram num protesto contra o brutal espancamento que resultou na morte de João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40 anos.

O brutal assassinato aconteceu às vésperas do Dia da Consciência Negra e causou grande indignação. João foi covardemente espancado até a morte por seguranças de uma loja do supermercado Carrefour em Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

O ato teve início na loja do Carrefour da Av. Afonso Pena com Rua Guajajaras no centro de BH, onde alguns manifestantes fizeram uma ocupação pacífica do supermercado. Lá dentro, eles se manifestaram com relatos de violências sofridas e gritos contra o racismo. O ato seguiu pela rua Goiás até a loja do Carrefour do Shopping Cidade, onde após mais falas emocionadas e gritos contra o racismo o ato foi finalizado.

Convocado por diversas entidades do movimento negro, movimentos sociais, partidos e também o Sind-REDE/BH, o ato aconteceu um dia após o brutal assassinato de João Alberto Silveira Freitas.

As palavras de ordem do ato contra o racismo e a violência tão presente no dia a dia de negras e negros no Brasil e pelo mundo foram:  Parem de nos matar! Vidas Negras Importam!

Veja as fotos do ato de hoje:

Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH