Compartilhe nas redes sociais
Na última quinta-feira, o Sind-REDE/BH e a CSP-Conlutas, junto a outras entidades sindicais, movimentos estudantis e sociais, além de partidos e correntes políticas, realizaram um grande ato público em referência ao dia 1º de Maio, dia Internacional de luta da classe trabalhadora. Os manifestantes se concentraram na Praça Sete de Setembro, coração de Belo Horizonte, às 9h da manhã, e marcharam rumo à Praça da Estação, onde o ato teve sua dispersão por volta de meio dia.
O ato teve como eixo central o classismo e a independência dos governos e patrões. Para o Sind-REDE/BH, esse ponto foi o grande diferencial dessa manifestação. “Em tempos de ataques aos direitos da classe trabalhadora, resgatar o caráter independente e o sentido combativo da data, ganha uma importância fundamental”.
A principal pauta foi o fim da escala 6×1, a redução da jornada sem redução salarial, rumo a uma escala 4×3 e uma jornada de 30h semanais. Mas o ato também reivindicou outros pontos importantes como o fim do arcabouço fiscal e o regime de recuperação fiscal; a revogação imediata das reformas trabalhistas e da Previdência; a punição aos golpistas do dia 08/01 (sem anistia); a solidariedade ao povo palestino e por políticas públicas de combate à carestia dos alimentos.
A categoria dos trabalhadores em educação da Rede Municipal marcou presença e, junto a diretoria colegiada, contribuiu para dar representatividade às pautas da educação na manifestação.
Multimídia
Confira a nossa seleção de fotos e vídeos do ato em nossas publicações no Instagram.