Assembleia Extraordinária dos Assistentes Administrativos Educacionais deliberam por greve

Os AAEs aprovaram greve por tempo determinado, do dia 01/03 até dia 04/03, e exigem esclarecimentos da PBH a respeito da proposta de mudança na carreira do setor.

A Assembleia Extraordinária dos Assistentes Administrativos Educacionais ocorreu na quinta-feira (24/02) com o intuito de debater a proposta apresentada pela Prefeitura ao setor, bem como outras pautas que já constavam na lista de necessidades da categoria, como o recebimento de férias prêmio em espécie, discussões acerca do calendário, entre outras.
A assembleia contou com a participação de mais de 300 trabalhadores do setor. Uma das discussões que causou maior indignação foi em relação a postura absolutamente autoritária da SMED ao cancelar o recesso previsto no período do Carnaval a revelia dos calendários escolares. Além das questões referentes ao recesso a proposta da Prefeitura para a Campanha Salarial foi muito debatida, eles exigem que a Prefeitura explique com detalhes a proposta de alteração na carreira. A deliberação sobre a proposta ocorrerá no dia 7 de março, data da próxima assembleia do setor. Diante dessa e outras questões a reação firme ao votar greve por tempo determinado, do dia 01 de março até dia 04, demonstra a força desses trabalhadores tão desvalorizados pelo poder municipal.

Deliberações:

• Greve dos AAEs por tempo determinado, do dia 01 (terça-feira) até dia 04 (sexta-feira).
  • Exigência a PBH de mais esclarecimentos a respeito da proposta de mudança na carreira dos AAES.
  • Que a SMED garanta aos AAES os recessos previstos no Calendário Escolar.
  • Exigência de abertura de negociação com o governo sobre a questão das férias prêmio, concessão de vale cultura, inclusão no FUNDEB, aumento do GDE para os secretários escolares e abertura de concurso público para os AAEs.

Calendário aprovado:

• Assembleia dia 07 de março (horário e local – se presencial ou virtual) a confirmar.