Após 24 dias, assembleia define o fim da greve

Apesar do término da greve, a categoria tem plena consciência de que a luta em defesa da carreira e pela aplicação do piso não cessam

Na tarde desta sexta-feira (08/04), os trabalhadores em educação da Rede Municipal decidiram, em assembleia, pelo fim da greve. Foram 24 dias de muita mobilização e luta em defesa da carreira e da aplicação do piso salarial.

Os trabalhadores entendem que a proposta da prefeitura é insuficiente e repudiam a concepção adotada pelo governo municipal de desestruturar a carreira dos servidores da educação e aplicar aumentos que não se estendem aos aposentados.

A greve foi encerrada com o sentimento de que a luta não acaba aqui, mas sem desprezar as vitórias que teve. A avaliação do comando é que a greve fez a prefeitura se movimentar, mostrando a capacidade de organização da categoria.

A assembleia se encerrou com um ato simbólico de enterro político do ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) e da secretária de Educação Ângela Dalben, em repúdio à gestão antidemocrática e truculenta adotada até aqui. Além da destruição da carreira e de uma concepção errada sobre a aplicação do piso salarial, essa gestão foi marcada por agressões físicas aos professores, em seu início (em 2018) e no final do mandato (em 2022).

Apesar do término da greve, o sentimento da categoria é de continuidade da luta em defesa do piso salarial e da carreira dos Trabalhadores da Rede Municipal de Ensino.

Proposta econômica aprovada pela assembleia

A prefeitura apresentou duas propostas de reajuste para apreciação da categoria. A assembleia aprovou a primeira proposta (veja os detalhes abaixo) e autorizou que a prefeitura envie o projeto de reajuste para à Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).

  • Fica mantida a proposta já apresentada para os demais cargos da educação (11,77% de duas vezes, 5% na folha de julho, pra receber em agosto e 6,77 em novembro, a receber em dezembro – professores da ativa; 1 nível para os AAEs e aumento para 24,60 no vale refeição);
  • Professor fundamental: 2 progressões para os ativos e ingresso no nível 12 na data a lei em junho
  • Professor infantil: 2 progressões para os ativos e ingresso no nível 10 na data da lei (junho)+1 progressão para os ativos e ingresso no nível 11 em dezembro + 1 progressão e ingresso no nível 12 em abril de 2023.