A luta pela garantia do emprego dos trabalhadores da MGS continua!

Sind-REDE esclarece sobre a luta dos Trabalhadores Terceirizados da MGS, e reitera que a luta pela garantia do emprego continua!

Viemos mais uma vez prestar esclarecimentos, porque agora a CTB, Central dos Trabalhadores do Brasil, a qual consideramos nossa parceira nas lutas, está atuando para gerar mais confusão, desinformação e muito desconforto entre os trabalhadores, por isso, vamos esclarecer algumas coisas.

Sobre o processo de garantia do emprego: Essa é uma luta que estamos travando desde 2017 e pela qual, até o momento, tivemos vitórias parciais. Nesse percurso realizamos diversas assembleias com paralisações, passeatas, audiências e mais importante, a greve de 2019, que foi o que garantiu o emprego até aqui. O acordo firmado nessa greve garantiu o emprego até o início de 2021, porém, a MGS não o cumpriu integralmente e realizou a demissão de 20 trabalhadores em novembro de 2020, demissões que não foram em maior número por meio da ação de luta da categoria junto ao sindicato. Essa questão será tratada em conversa já prevista para fevereiro.

É importante lembrar que nossa luta é para garantir o emprego de quem já está a serviço das escolas públicas municipais de Belo Horizonte, mesmo para aqueles que não foram aprovados no processo seletivo da MGS. Esta é a luta pela qual a categoria se movimenta.

Nessa segunda (11/01), aconteceu uma reunião no Ministério Público com o procurador de plantão, que foi chamada pela CTB e levou alguns trabalhadores da base. O Sind-REDE pediu para participar e o Procurador de plantão disse que a discussão deveria ser feita com a Procuradora que acompanha o caso em um processo já existente no Ministério Público, aberto pelo Sind-REDE/BH.

Consideramos muito importante procurar o Ministério Público, pedir a interferência desse órgão, mas não podemos nos iludir, pois nesse momento o que pode garantir o emprego é uma ação massiva de todos trabalhadores em educação de Belo Horizonte. O Ministério Público já permite que a MGS mantenha os contratos sem processo seletivo até 2023, só dependendo da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e da MGS essa garantia.

Nesse momento seria muito bom que todos aqueles que desejam ajudar não o fizessem através de uma disputa com o Sindicato, porém, não podemos interferir no caso de quem abre essa disputa, mas lembramos que o mais importante é que a categoria mantenha a unidade para que mais essa luta seja vitoriosa.

Aproveitamos para lembrar que a Campanha Salarial 2020/2021 já se encontra em estudo na MGS/PBH e que todos os processos em andamento são informados para a categoria através dos diversos grupos de WhatsApp e nas redes sociais, podendo ser acessados a qualquer momento em http://sindrede.org.br.

Nós, representantes dos trabalhadores em educação de Belo Horizonte, estamos sempre atentos, buscando o reconhecimento e a valorização dos Trabalhadores Terceirizados e Concursados que são imprescindíveis pra a construção da educação em nossa cidade.