Sind-REDE/BH se reúne com SMED para tratar de temas relativos aos trabalhadores terceirizados das escolas

A atuação da MGS na condução e execução dos contratos de trabalho dos Trabalhadores Terceirizados nas escolas municipais foi tema da reunião.

No dia 03 de novembro de 2021, os terceirizados, que são membros da Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH se reuniram de forma virtual com a SMED, representada pela Senhora Valéria Regina Barbosa, para tratar sobre questões relativas aos trabalhadores terceirizados nas escolas municipais de Belo Horizonte. A Diretora de serviços da Secretaria se fez presente em apenas alguns momentos da reunião, pois estava em outra agenda.

Na reunião discutimos a atuação da MGS na condução e execução dos contratos de trabalho. Falamos sobre os constantes atrasos no pagamento dos benefícios de vale transporte e vale alimentação, bem como dos descontos imprevisíveis e indevidos desses benefícios. Conversamos sobre as retaliações sofridas por parte dos supervisores que sequer dialogam com os funcionários, e discutimos também sobre as constantes transferências para bairros muito distantes e muitas vezes sem o vale transporte, principalmente a situação dos mecanógrafos e artífices. Denunciamos a falta de EPIs, inclusive, os exigidos durante a pandemia da Covid 19, discutimos amplamente sobre a quantidade de pessoal convocado, concursados e terceirizados, que não condiz com a chamada total de alunos.

A SMED, na pessoa da senhora Valéria, respondeu que todos esses assuntos serão levados à toda diretoria e que a MGS será responsabilizada, disse que já multaram a empresa por diversos motivos, mas que dessa vez tomarão um cuidado maior.

Mesmo diante desse posicionamento, é muito importante que tenhamos protocolos de reclamações feitas na empresa e que não foram solucionadas, a fim de que tenhamos provas formais da negligência para com os problemas da categoria. Assim, pedimos que antes de buscar o Sind-REDE, os trabalhadores façam a reclamação na MGS e com os supervisores, anotem o número de protocolo e nome de quem atendeu, somente assim as reclamações se tornam formais.

Esperamos que a SMED nos dê uma resposta positiva e construtiva.

OBS.: Sobre os descontos no contracheque desse mês: O Sind-REDE participou hoje de reunião com a MGS. Em breve faremos o informe dessa reunião e enviaremos nos grupos oficiais do Sind-REDE/BH.