09-08 é Dia Internacional de Luta dos Povos Indígenas

Nos três níveis de governo no Brasil não há qualquer política pública ou se oferece qualquer assistência aos povos indígenas. Ataques e mortes de lideranças indigenas são constantes.

Manifestação de povos indígenas em agosto do ano passado em Brasilia pediu que o STF rejeite o Marco Temporal.

O dia 09 de agosto foi estabelecido em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Escolher essa data, celebrada mundialmente, foi uma forma de expressar o reconhecimento internacional da luta dos povos indígenas e dar visibilidade às suas pautas.

Muito atacados pelo governo Bolsonaro (PL), lideranças dos povos indígenas consideram o presidente um inimigo da luta dos povos originários. O indicado por Bolsonaro para presidir a Fundação Nacional do Índio (Funai) foi Marcelo Xavier, um delegado da Polícia Federal conhecido por se posicionar a favor da exploração de minérios por garimpeiros nas terras indígenas. Xavier se orgulha de possuir grande proximidade com parlamentares das bancadas ruralistas e da bala.

Mas para além do governo federal, os povos indígenas também se encontram desassistidos em outros níveis de governos, como no caso do governo do estado de Minas Gerais (Zema: Novo) e do município de Belo Horizonte (Kalil/Fuad: PSD) que não possuem qualquer política pública ou oferece qualquer assistência aos povos indígenas.

PELA DEMARCAÇÃO IMEDIATA DAS TERRAS DOS POVOS INDÍGENAS!

PELO FIM DO GENOCÍDIO!

PELO FIM DO MARCO TEMPORAL!

POR UMA EDUCAÇÃO DIVERSIFICADA QUE VALORIZE A CULTURA DOS POVOS ORIGINÁRIOS!

FORA XAVIER!