Trabalhadores terceirizados denunciam descaso da SMED e MGS

Falta de EPI's para todos os trabalhadores e atraso no pagamento de vale transporte e ticket alimentação foram algumas das denúncias

Os representantes dos trabalhadores terceirizados das Escolas Municipais de Belo Horizonte pela MGS e Caixas Escolares estiveram reunidos em Plenária, no dia 18/06, e apontaram problemas nas EMEI’s desde o dia 03/05, em que aconteceu o retorno presencial.

MGS não realiza o depósito do vale transporte na data correta

Desde que as EMEI’s reabriram vários trabalhadores estão sem receber o vale transporte corretamente, entretanto, o desconto no salário continua ocorrendo. A empresa passou a depositar o benefício semanalmente gerando muitas dúvidas entre os trabalhadores, além de efetuar descontos antecipados.

Trabalhadores sem EPI’s ou de baixa qualidade

Há falta de vários EPI’s necessários para evitar a contaminação por Covid-19. Outra denúncia é que a distribuição dos equipamentos ocorre de forma diferente entre a categoria: alguns trabalhadores recebem todos, já outros não recebem.

Falta ticket alimentação

O Sind-REDE e os trabalhadores já realizaram inúmeras cobranças junto à MGS sobre o recebimento do ticket alimentação, porém muitos trabalhadores continuam sem receber.

Trabalhadores do apoio ao educando se sentem desprotegidos e são os que têm maior contato com os estudantes

Os trabalhadores estão inseguros e sufocados por sentirem a inversão de papéis com o professor. Antes da pandemia não podiam receber e conduzir alunos sem a presença do professor. Com o protocolo atual passam a ser responsáveis por essas tarefas que os expõem muito ao vírus acarretando maior possibilidade de contaminação.

Monitores da Escola Integrada realizam visitas residenciais aos estudantes

Há algum tempo, os monitores vêm reclamando que precisam ir às casas dos estudantes para entregar tarefas. Agora surgiu um projeto que pode oficializar as visitas domiciliares colocando em risco a saúde dos monitores.

Após muitas tentativas, o Sind-REDE conseguiu agendar uma reunião com a MGS e vai levar todos os problemas relatados. Será enviado ofício para as Caixas Escolares cobrando esclarecimentos sobre o trabalho dos monitores na Escola Integrada.

A CATEGORIA SE MANTÉM EM ALERTA CONTRA A REABERTURA DAS ESCOLAS SEM TOTAL SEGURANÇA.

DEFENDEMOS A VACINAÇÃO IMEDIATA PARA TODOS E TESTAGEM PARA ALUNOS E TRABALHADORES.

Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH